ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Projeto Inclusão de Crianças e Jovens com Deficiências Neurológicas promove campanha nacional dessensibilização “Tudu Fidju Di Cabo Verde” 02 Novembro 2021

Segundo uma nota enviada a este diário digital, a iniciativa pretende consciencializar a sociedade civil cabo-verdiana para a importância da aceitação da diferença e inclusão de crianças e jovens com deficiências neurológicas em Cabo Verde. O evento, que surge no âmbito do projeto de Promoção da Inclusão de Crianças e Jovens com Deficiências Neurológicas em Cabo Verde, terá lugar a 05 de Novembro, no Hotel Pérola, na cidade da Praia.

Projeto Inclusão de Crianças e Jovens com Deficiências Neurológicas promove campanha nacional dessensibilização “Tudu Fidju Di Cabo Verde”

No evento estarão presentes o Ministro do Estado, da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social de Cabo Verde, Fernando Elísio Freire, a Embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, Carla Grijó, o Embaixador de Portugal em Cabo Verde, António Albuquerque Moniz, e os representantes das entidades implementadoras do projeto, bem como os beneficiários, der acordo com a nota.

“Com uma mensagem positiva, esta campanha, que inclui spots para televisão, rádio e redes sociais, cartazes e outdoors, tem como objetivo consciencializar a sociedade civil cabo-verdiana, em geral, e as famílias, comunidades de residência e comunidade educativa, em particular, para a necessária aceitação e inclusão de pessoas com deficiência neurológica, nomeadamente crianças e jovens”, lê-se.

O objetivo desta iniciativa visa contribuir para reduzir os preconceitos, os estigmas e o distanciamento social, e elucidar sobre as soluções, os comportamentos e os mecanismos que podem ser criados e promovidos para uma verdadeira inclusão, para que famílias e cuidadores conheçam os direitos e as oportunidades existentes para as pessoas com deficiência neurológica e tenham ao seu dispor mais ferramentas de apoio no seu dia-a-dia.

Neste âmbito foi criada a primeira linha de apoio, através do número 958 26 84, que permite o contacto direto com a equipa do projeto, com o intuito de garantir os direitos e o acesso a apoios para as crianças e os jovens e as suas famílias. “O projeto de Promoção da Inclusão de Crianças e Jovens com Deficiências Neurológicas tem como principal objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiências neurológicas, especificamente promovendo a integração e inclusão de crianças e jovens com deficiências neurológicas”.

Ainda de acordo com a mesma fonte, o projeto, que decorre até agosto de 2023, é financiado pela União Europeia e cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e pela Fundação ISS Mais um Sorriso (Eixo 4 Empreendedorismo) e é implementado pelo Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF), pela SOLMI – Associação de Apoio a Iniciativas de Auto Promoção (SOLMI) e pela Federação das Associações de Pessoas com Deficiência (FECAD).

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project