ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Projeto Juntos para Mudar Porto Novo: Nilton Rocha Dias, mestre em Economia e Desenvolvimento Internacional e ex-vereador, lidera a equipa do PAICV à Câmara Municipal 23 Julho 2020

É já seguro. Nilton Rocha Dias, mestre em Economia e Desenvolvimento Internacional, gestor e antigo deputado Nacional e vereador no consulado da ex Edil Rosa Rocha, é quem vai encabeçar a lista do PAICV à Câmara do Porto Novo nas autárquicas deste ano. Nilton assume-se como principal mentor do projeto político «Juntos para Mudar Porto Novo» de São Antão, elegendo como prioridade nº1 a «Geração de empregos para todos, sobretudo para a juventude», que por falta de oportunidades locais migra para outras ilhas à procura de outras alternativas de vida.

Projeto Juntos para Mudar Porto Novo: Nilton Rocha Dias, mestre em Economia e Desenvolvimento Internacional e ex-vereador, lidera a equipa do PAICV à Câmara Municipal

Conhecedor profundo do Concelho, Nilton Rocha é político com experiência, tendo exercido elevadas responsabilidades a nível do poder central e local. A par da sua longa experiência como professor de ensino secundário, tem uma sólida formação, com mestrado em Economia e Desenvolvimento Internacional – Especialidade em Gestão de Projectos Públicos e Privados pela Universidade d’Auvergne (Clermont Ferrand), licenciatura em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Brasil e Pós – Graduação em Gestão pelo Instituto Politécnico da Guarda – Portugal.

Anuncia liderar, nas eleições autárquicas de Outubro deste ano, o projeto «Juntos para Mudar Porto Novo», em alternativa ao atual Edil Aníbal Fonseca, suportado pelo MpD. Nilton admite que partiu bem na corrida à chefia do executivo local, por contar com uma forte coesão do PAICV à sua volta e apostar numa equipa jovem e tecnicamente capaz.

«Ter a geração de empregos e oportunidades para todos, sobretudo para jovens, constitui a prioridade nº1 de minha candidatura à Câmara do Porto Novo nas próximas eleições», asseverou o jovem político, fundamentando que para atingir tais objetivos apostará na dinamização do sector económico, com foco na agricultura, na pecuária, nas pescas, no turismo em conexão com a cultura e o desporto e na formação profissional. A meta, segundo ele, é mudar o atual quadro social preocupante existente no concelho: 12% de pessoas estão no desemprego antes da pandemia do covid19 e 52% é a taxa da população que vive na pobreza.

Além do saneamento do meio, o projecto «Juntos para Mudar Porto Novo» quer mobilizar mais água para o consumo doméstico e animal e a agricultura, tanto na cidade como no meio rural. Neste particular, destaca a situação difícil que se vive na zona do Planalto Leste, onde famílias, agricultores e criadores de gados enfrentam, neste momento, carência grave do precioso líquido.

O candidato da maior força da oposição à Câmara aposta ainda em mudar as mentalidades. «Temos um executivo camarário excessivamente partidarizado, que beneficia alguns e não a todos os munícipes. Vamos ter de apostar num Porto Novo melhor e justo para todos, onde os munícipes, emigrantes e estrangeiros podem, de forma igual, realizar investimentos para o desenvolvimento local», anunciou.

Várias experiências de gestor e docente

Nilton Rocha Dias é da geração da independência nacional: nasceu a 08 de Agosto de 1977 em Berlim, do Porto Novo. Já exerceu funções de responsabilidades como gestor a nível administração central do Estado. Foi, de Outubro 2011 a Novembro 2012, Diretor Geral do Planeamento, Orçamento e Gestão do Ministério do Ambiente, Habitação e Ordenamento do Território (MAHOT) e Diretor Geral da Descentralização e Administração Local do Ministério do Ambiente, Habitação e Ordenamento do Território ( Fevereiro 2010 – Setembro 2011). Em 2009 desempenhou o cargo de assessor do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros.

Em termos de experiência profissional, o candidato tambarina já desempenhou várias outras funções na sua área profissional e não só. Foi docente na Escola Secundária Polivalente Cesaltina Ramos – Praia (Outubro 2019), na Escola Técnica João Varela – Porto Novo (Setembro 2017 – Julho 2019) e na Escola Secundária António Silva Pinto – Ribeira das Patas (Setembro 2016 – Julho 2017). Foi também professor e coordenador do Curso Contabilidade e Administração na Escola Secundária do Porto Novo (2007), coordenador do Centro da Juventude do Porto Novo (2004 – 2006), professor de Economia na Escola Secundária Progresso – Santo Antão e Consultor económico e contabilístico da Empresa Concept Lda (2004 – 2006). Nilton Rocha Dias exerceu igualmente os cargos de Sub – Director Administrativo e Financeiro da Escola Técnica do Porto Novo (2003) e professor de Economia na mesma Escola Técnica (2002).

Político engajado e projeto mudar

Dirigente regional do PAICV, Nilton Rocha Dias é um quadro com alguma experiência política. A nível do poder legislativo, foi deputado da Nação entre 2006 e 2011 pelo círculo eleitoral de Santo Antão. Já a nível do poder local, trabalhou como vereador da Câmara Mundial do Porto Novo de 2006 a 2007, bem como de Maio de 2013 a Agosto de 2016, assumindo, neste período, o Pelouro de Promoção dos Sectores Económicos na gestão da Edil Rosa Rocha.

Agora Nilton Rocha Dias aceitou o convite do PAICV para liderar o projeto «Juntos para Mudar Porto Novo». Trata-se de uma alternativa política ao atual presidente da Câmara a ser apresentada nas eleições deste ano. O candidato do maior partido da oposição estabelece como prioridade nº1 a «geração de empregos e oportunidades para todos», principalmente para os jovens que migram para outras ilhas à procura de alternativas de vida. Mas a última palavra cabe ao colégio de eleitores do Porto Novo de Santo Antão.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project