A Reserva Integral dos Ilhéus Rombos esta localizada no noroeste da Ilha Brava, no arquipélago de Cabo Verde. Esta Reserva é constituído por cinco ilhéus: Ilhéu grande, Ilhéu Luís Carneiro, Ilhéu Sapado, Ilhéu do Rei e o Ilhéu de Cima, que é a única que possui praias com condições e características propícias para a desova e nidificação das Tartarugas Marinhas da espécie Caretta caretta – Tartaruga comum ou cabeçuda.
O Ilhéu de Cima tem uma área com extensão de 1 km2, e possui um total de 22 praias arenosas para a desova e nidificação da espécie, constituindo uma das áreas mais remota para a reprodução e conservação das Tartarugas Marinhas em Cabo Verde.
Nesta reserva esta a ser implementado um Projecto enquadrado no âmbito de um programa regional a nivel da west africa denominado suvirer of sea turte que envolve varios parceiros de Cabo Verde e de Guiné Bissau.
O Projecto Vitó tem trabalhado na consolidação, conservação e proteção das Tartarugas Marinhas na Ilha do Fogo e na Reserva Integral do Rombos no âmbito deste projecto que é , financiada pela Fundação MAVA e coordenada pela PRCN e tem como o principal objetivo de reduzir para niveis desprezíveis a captura ilegal das Tartarugas Marinhas e minimizar a destruição do habitat natural.
A presente campanha que está a decorrer na Reserva Integral do Ilhéu de Cima, coordenada pela ONG Associação Projecto Vitó - Fogo, teve o seu início a 23 de Junho de 2020, registando até ao momento (10-10-2020) um total de 5131 ninhos e 10595 rastos. De salientar que esta temporada foi a melhor de sempre.