ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Projeto de geração de novas políticas: Jurista e deputado Clovis da Silva é aposta do PAICV à Câmara Municipal 26 Maio 2020

O desafio está lançado. Com o projeto de geração de novas políticas autárquicas, Clovis Isildo Barbosa de Lomba Silva, deputado da Nação, jurista e consultor internacional, é o candidato do PAICV à presidência da Câmara Municipal da Brava nas autárquicas deste ano. Político experimentado, «Clovis Isildo Silva», como é também chamado, conhece bem as terras do poeta Eugénio Tavares, onde passou a infância, reside e tem escritório de advogado desde 2004 a esta data. Com uma forte intervenção social através de várias organizações da sociedade civil, Clovis é um político calejado, que está no pelotão da frente nos debates políticos no parlamento cabo-verdiano, onde tem desempenhado vários cargos de responsabilidade, com destaque para o de presidente da Comissão Especializada dos Assuntos Jurídicos, Direitos Humanos e Comunicação Social.

Projeto de geração de novas políticas: Jurista e deputado Clovis da Silva é aposta do PAICV à Câmara Municipal

Apostando no binómio renovação e experiência, o maior partido da posição já tem um candidato com um novo projecto político para concorrer e governar a Brava, caso venha a ser eleito. Trata-se de Clovis Isildo Barbosa de Lomba Silva, licenciado em Direito e deputado da nação pela mesma ilha. Clovis conta já com o forte apoio da estrutura regional e da liderança nacional de Janira Hopffer Almada.

Nascido a 10 de Novembro de 1978 no concelho da Praia, Clovis Isildo Barbosa de Lomba Silva tem uma forte ligação com a Ilha das Flores. Segundo uma fonte familiar, ele só não nasceu na Brava, porque a sua mãe teve que permanecer na Praia para acompanhar um membro da família que esteve doente e acabou por falecer nesse concelho de Santiago. É que «Clovis» passou toda a sua infância na Brava, onde o seu pai, Isilldo Silva, fixou, na década de 80, a residência com a família, quando foi chamado a exercer o cargo de delegado local do governo. Ainda criança Clovis teve que se ausentar da ilha junto da família, que acompanhou o pai que foi, sucessivamente, nomeado para trabalhar como Cônsul nas representações diplomáticas de Cabo Verde em Itália, Angola e EUA. Só voltou à Brava em 2004 depois de ter concluído licenciatura em Direito na Universidade Federal Fluminense – Estado do Rio de Janeiro/Brasil. Então foi colocado na ilha como Juiz de Direito até 1 de Setembro de 2007, altura em que começou a exercer o mesmo cargo no Tribunal da Comarca de Santa Catarina de Santiago - cessou essa função a 4 de Março de 2009, quando regressou à Brava. Ou seja, nos últimos 16 anos, Clovis Isildo Barbosa de Lomba Silva conseguiu manter uma forte relação com a ilha, onde tem a residência fixa e o seu escritório de advogado, apesar de ter passado periodicamente pela cidade da Praia, sobretudo como deputado do PAICV pelo círculo da Brava desde 2011 a esta data.

Segundo fontes locais do mesmo partido, com os pés bem assentes na terra, «o candidato vai concorrer com uma lista tecnicamente capaz e um programa de governação com uma nova visão para o futuro de ‘Djabraba’, com foco na procura da resolução dos principais anseios dos residentes e dos constrangimentos existentes, com destaque para as ligações marítimas de e para Brava e a dinamização da vida económica e social da ilha».

Experiência política e forte intervenção social

Clovis Isildo Barbosa de Lomba Silva é avaliado, entre os tambarinas e não só, como jurista e dirigente político experimentado, que tem dado, a nível da Assembleia Nacional, um contributo de valor na reforma do parlamento e do Estado de Cabo Verde. Ele já exerceu vários cargos relevantes a nível dos órgãos nacionais do seu partido e de organizações da sociedade civil.

Conforme o seu currículo, a nível partidário foi vice-presidente do Conselho Nacional de Jurisdição e Disciplina do PAICV e deputado da Nação pelo círculo eleitoral da Brava desde 2011 a esta data.

No tocante a funções exercidas no parlamento, foi presidente da Comissão Especializada dos Assuntos Jurídicos, Direitos Humanos e Comunicação Social, vice-presidente da Comissão Especializada de Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos, Comunicação Social, Segurança e Reforma do Estado e membro da Comissão de Reforma do Parlamento Cabo-verdiano.

O concorrente do PAICV à Câmara da Brava tem uma forte participação em organizações da sociedade civil. É consultor internacional em Matéria de Género e Masculinidade (FNUAL/MASMAFU Angola), membro da Comissão de Reforma do Parlamento Cabo-verdiano e vogal do Conselho Fiscal da Associação Sindical de Magistrados de Cabo Verde – desde Março de 2006.

Conforme as fontes deste jornal, Clovis Isildo Barbosa de Lomba Silva é ainda fundador do Laço Branco Cabo Verde, membro do Conselho Nacional da Ordem dos Advogados de Cabo Verde, voluntário da Cruz Vermelha de Cabo Verde e membro honorário da Associação de Mulheres Juristas de Cabo Verde.

Aptidões e competências profissionais

A fazer no seu currículo, Clovis Isildo Barbosa de Lomba Silva está munido de muitas aptidões e competências profissionais em várias áreas do conhecimento. Destaca-se como formador de Formadores pelo Centro Regional de Formação para a Prevenção e a Supressão da Violência Sexual Baseada no Género da Região dos Grandes Lagos (MAASTRICH SCHOOL OF MANAGMENT e THE World Bank), consultor internacional em Género e Novas Formas de Masculinidades (FNUAP/MASFAMU Angola 2019), dinamizador e facilitador de grupos reflexivos para a reabilitação de Agressores de VBG e tem conhecimentos informáticos sólidos na ótica do utilizador – Office, Outlook, Internet.

Mas as suas competências técnicas não ficam por aí. Clovis é co-autor do livro “Versão anotada da Lei Especial sobre VBG”, colaborador do livro “Gritos no silêncio – Pedofilia, Abuso Sexual e Sociedade Cabo-verdiana”, consultor Jurídico na elaboração do Projeto de lei sobre Violência Baseada no Género, aprovada pelo Parlamento de Cabo Verde pela Lei n.º 84/VII/2011 de 10 de Janeiro e formador na área de Género e Masculinidade com enfoque nas medidas de prevenção à violência Baseada no Género em Universidades e Instituições de Ensino Superior. Tem também a qualificação de formador na área Jurídica, com enfoque na Violência Baseada no Género ministrada para Procuradores e juízes de Cabo Verde e conferencista em matéria de Violência Baseada no Género nas Ilhas da Brava, Fogo, Santiago, Maio, Boavista, Sal, Santo Antão e São Vicente.

Clovis Isildo Barbosa de Lomba Silva funciona, por outro lado, como palestrante em matéria de Direito Sociais pelo Parlamento de Cabo Verde, ICIEG, Provedor de Justiça, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, Direção Nacional de Educação, Câmara Municipal da Brava, Câmara Municipal de São Filipe, Câmara Municipal dos Mosteiros, Rede Laço Branco de Cabo Verde e Câmara de Comércio de Cabo Verde Isto sem contar com palestras ministradas na Cruz Vermelha em matéria de Direito e Cidadania sobre o Direito Penal e Processo Penal à Polícia Nacional no âmbito de cooperação entre o Tribunal de 2ª Classe da Comarca da Brava e a Esquadra da PN da Brava.

Nova visão para Brava e pacto com munícipes

Lançado que está, este quadro de 42 anos, de competência multifacetada, é o candidato do PAICV à presidência da Câmara Municipal da Brava nas eleições previstas para o último trimestre deste ano. O objectivo central, segundo apoiantes de Clovis Isildo Barbosa de Lomba Silva, é sufragar, através de um pato a estabelecer com os munícipes, um programa com uma nova visão de desenvolvimento para tirar «Djabraba» da situação de estagnação a que foi submetida pela actual equipa camarária nos últimos quatro anos.

Além dos residentes, o candidato tambarina pretende contar, conforme uma fonte do mesmo partido, com o forte engajamento dos bravenses no estrangeiro, principalmente os radicados nos EUA que nunca esconderam o seu forte amor para com a sua ilha natal, tal como cantou o poeta Eugénio Tavares.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project