ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Projeto portador de esperança para futuro melhor: Professor e licenciado em Ensino da Química, José dos Reis Lopes Varela, é candidato do PAICV à Câmara do Tarrafal de Santiago 10 Junho 2020

O vento da mudança pode estar, segundo observadores, na iminência de chegar ao Tarrafal de Santiago com a nomeação do candidato do PAICV à Câmara Municipal nas autárquicas deste ano. Trata-se do conhecido quadro nacional José dos Reis Lopes Varela, licenciado em Ensino da Química, professor de carreira do ensino secundário público e formador de técnicos profissionais. « Mayka», como é também chamado, quer implementar um « projecto portador de esperança para um futuro melhor do Tarrafal», apostando sobretudo «em politicas ativas que possam gerar empregos e rendimentos para a juventude e famílias» desse concelho, que tem como marcas relevantes o emblemático Monte Graciosa em forma de elefante e o desativado campo de concentração de antigos presos políticos das ex-colónias portuguesas em África.

Projeto portador de esperança para futuro melhor: Professor e licenciado em Ensino da Química, José dos Reis Lopes Varela, é candidato do PAICV à Câmara do Tarrafal de Santiago

A aposta está feita e é oficial. O mentor do «projecto portador de esperança para um futuro melhor do Tarrafal de Santiago» já tem a aprovação das estruturas regionais e da liderança nacional do PAICV para encabeçar a lista da candidatura do partido à Câmara Municipal do referido concelho nas eleições autárquicas do último trimestre deste ano. Licenciado em Ensino da Química e professor de ensino secundário, José dos Reis Lopes Varela, que é também o 1º Secretário local do Sector, não é um novato nas lides políticas. Além de ter concorrido ao mesmo posto nas autárquicas de 2016, Mayka é membro do Conselho Nacional do PAICV, que é o órgão máximo entre dois congressos, e da Comissão Política Regional de Santiago Norte do mesmo partido.

Com base no designo «Tarrafal, mudar é preciso», ele defende que chegou a hora da população ensaiar uma nova experiência política, colocando o MpD na oposição. Um partido que, segundo ele, já tem 28 anos a governar, sem grandes resultados, esse município do norte de Santiago.

O concorrente tambarina anuncia que o seu programa de governação terá como eixo prioritário de ação o desenvolvimento de políticas ativas para gerar empregos e rendimentos para os jovens e famílias do concelho. A par disso, diz que pretende implementar uma forte agenda de atividadess culturais e recreativas, capaz de fazer ponte com o sector do turismo enquanto área estratégica para o desenvolvimento do Tarrafal. Tudo com o objectivo de qualificar e diversificar a oferta turística local, com foco no turismo de Praia, histórico, cultural e de montanha, entre outros sectores.

« O Município do Tarrafal de Santiago não é pobre, mas está pobre. Tudo por falta de políticas ativas, direcionadas sobretudo para a juventude, geradoras de rendimentos para os munícipes. A minha candidatura à Câmara pretende mudar essa situação, através do desenvolvimento de uma nova agenda para o desenvolvimento local, caso eu venha a ser eleito presidente da Câmara Municipal», vai avançando.

Cidade desportiva e apostas nas grandes marcas do concelho

Natural de Santo Amaro Abade, Concelho do Tarrafal, José dos Reis Lopes Varela é um quadro, de 41 anos, nascido na zona de Chão Bom, onde reside actualmente. Pretende apostar e promover as várias potencialidades desse Município.

A pensar nisso, «Mayka» anuncia implementar um programa com vista à transformação do Tarrafal como uma cidade desportiva. A ideia, segundo ele, é promover e valorizar novos valores e os grandes desportistas do concelho, que já são referências nacionais e internacionais. São os casos de Gracelino Barbosa (paralímpico internacional cabo-verdiano campeão mundial em atletismo), Márcio Fernandes ( paralímpico internacional cabo-verdiano campeão mundial em lançamento de dardo), Suely Delgado (medalha de ouro em Judo, na categoria 57 Kg, nos jogos das ilhas 2019 realizados em França), Maria Correia – Tchumamai ( super atleta), Edson Borges – Kabungo (tricampeão na competição Open Surf Nacional e 3º classificado de Rip Curl África Tour/2016 em Dakar), entre outros atletas do concelho.

O mentor do projecto portador de esperança para um futuro melhor do Tarrafal de Santiago pretende, por outro lado, mediante a implantação de políticas de incentivos e apoios, apostar fortemente na promoção e valorização de obras de arte e legados de novos talentos e grandes artistas do concelho, com destaque para nomes como: Nha Bibinha Cabral (Rainha Finason, falecida), José Luiz Tavares (poeta e escritor), Mário Lúcio (músico e escritor), Beto Dias (músico e compositor), Princezito (músico e intérprete), Chando Graciosa (Músico e intérprete do funaná) , Blick Tchutchi (músico popular ), Tchota Suari (Ferro Gaita, falecido), Henrique Cimboa (construtor do instrumento Cimboa) , entre outros artistas locais

Professor carismático e político com experiência

Licenciado em Ensino da Química, José dos Reis Lopes Varela é um professor de carreira respeitado e de competência comprovada no ensino secundário. «Mayka é um professor exemplar e carismático. Foi um Delegado de Educação no Tarrafal simplesmente admirado, respeitado e reconhecido por todos, pela sua qualidade, humanidade, competência e liderança», lê - se no seu currículo.

De entre outras funções exercidas, foi professor do Ensino Secundário (desde 2000, iniciando com 20 anos de idade) no Tarrafal e na cidade da Praia nas disciplinas de Estudos Científicos, Introdução à Atividade Económica, Química e Físico-Química. Foi também docente da disciplina de Segurança e Controlo da Qualidade Alimentar nos Cursos Técnicos Profissionais. Exerceu o cargo de Delegado do Ministério da Educação e Desporto (2011 – 2016) e participou na Conferência Internacional da UNESCO realizada na Tailândia (Agosto 2017) – “Educação das Meninas em Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática”, em representação de Cabo Verde através do Liceu de Chão Bom.

Mayka tem tido uma forte intervenção a nível da sociedade civil do seu concelho e não só. Foi dirigente de Associação Comunitária para o Desenvolvimento e Grupos, bem como de Clubes Desportivos no Tarrafal. Desempenhou também a função de vice-presidente da Comissão Regional de Parceiros de Santiago Norte, CRP (2011 -2013).

José dos Reis Lopes Varela destaca – se, por outro lado, como político experimentado e dirigente nacional do maior partido da oposição. A nível do poder local, foi deputado municipal suplente (2004), eleito local efetivo e líder da bancada do PAICV (2012 – 2016). MaYka também concorreu à Presidente de Câmara Municipal do Tarrafal (2016).

O candidato a posto de Edil do Tarrafal de Santiago já fez um percurso político notável no seio do seu partido. Além de ser o Primeiro Secretário do Setor do Tarrafal (desde 2017), é membro da Comissão Política Regional de Santiago Norte, membro do Conselho Nacional e da Associação Nacional de Autarcas do PAICV.

Nova visão para futuro do Tarrafal

Este é Mayka, candidato com o qual o PAICV vai concorrer à Câmara do Tarrafal nas eleições autárquicas do final deste ano. Com uma nova visão focada na análise da situação presente, o mesmo alerta que «agora é hora de se romper com o passado de 28 anos da estagnação local com a gestão alegadamente desastrosa das diferentes Câmaras suportadas pelo MpD» e relançar o futuro do concelho. «Eu queria recordar de que já fomos, em outros tempos, uma referência no setor turístico, mas infelizmente nos perdemos essa referência à medida que outros concelhos e ilhas vêm investindo na qualificação e diversificação das ofertas turísticas, ocupando assim posições privilegiadas no cenário nacional. É preciso atuar sobre o presente, mas com visão de futuro. Ter uma agenda cultural, desportiva e recreativa anual, com atividades de atração turística interna e dinamização da vida económica do Tarrafal. Apostar na requalificação urbana, com originalidade estética, tendo como meta o melhor ambiente e qualidade de vida da ilha de Santiago e de Cabo Verde. Ter sobretudo uma nova política social centrada nas Pessoas, tendo em vista a geração de um emprego produtivo e o rendimento para as famílias», anuncia o candidato tambarina à presidência da Câmara Municipal do Tarrafal, que tem como marcas relevantes o emblemático Monte Graciosa em forma de elefante e o desativado campo de concentração de antigos presos políticos das ex-colónias portuguesas em África.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project