O objectivo da missão, que integra um comissário da Comissão Nacional de Direitos Humanos e Cidadania (CNDHC), é fazer seguimento das recomendações que saíram das visitas efectuadas em 2022 e ouvir dos cidadãos as preocupações relacionadas com os direitos, liberdades e garantias que ainda persistem, e que podem ser alvo de intervenção da Provedoria de Justiça e CNDHC, conforme nota enviada pela assessoria de imprensa.
No primeiro dia, José Carlos Delgado visita a Cadeia Central para contactos com a administração do estabelecimento, e, de seguida, terá um encontro com os professores de São Vicente e outros agentes do Ministério da Educação, na Escola Secundária Jorge Barbosa.
Na sexta-feira, 22, está agendada uma conversa aberta com agentes da Administração Pública, agentes comunitários e sociedade civil, na Biblioteca Municipal do Mindelo, e, por fim, uma reunião com os responsáveis da Organização Não Governamental (ONG) Observatório da Cidadania Activa.
Após São Vicente, o provedor de justiça prossegue os seus contactos de seguimento das recomendações em Santo Antão, onde também visitará, como primeiro ponto, no sábado, 23, a cadeia da Ponta do Sol.
José Carlos Delgado estará em Santo Antão, nos municípios de Ribeira Grande, Paul e Porto Novo, até terça-feira, 27, para encontros com agentes da função pública e entidades sociais.
A Semana com Inforpress