REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Publicação Divergente conquista Prémio Europa para melhor projeto ‘online’ do ano 30 Outubro 2022

A publicação portuguesa Divergente conquistou o Prémio Europa para melhor projeto de ‘media’ ‘online’ europeu de 2022 com a reportagem “Por Ti, Portugal, Eu Juro!”, anunciou a organização, na sexta-feira.

Publicação Divergente conquista Prémio Europa para melhor projeto ‘online’ do ano

O prémio foi atribuído pela reportagem multimédia “Por Ti, Portugal, Eu Juro!”, cuja sinopse relata o seguinte: “Durante a Guerra Colonial, milhares de africanos combateram ao lado de Portugal. Quase 50 anos depois, os Comandos Africanos da Guiné contam pela primeira vez a sua história. Uma história de guerra, perseguição e morte.”

Repartida em quatro capítulos, “Por Ti, Portugal, Eu Juro!” resulta de “uma investigação que decorreu entre os anos 2016 e 2021” e já foi distinguida com vários outros galardões, como o prémio literário Orlando Gonçalves, atribuído pelo Município da Amadora.

A reportagem, que surge creditada com autoria de Sofia da Palma Rodrigues, direção de Diogo Cardoso e produção de Luciana Maruta, pode ser vista no endereço por-ti-portugal.divergente.pt.

O outro Prémio Europa na categoria de ‘media’ digitais foi para o jogo áudio finlandês “Sexy Pants and Other Problems”, “que leva os utilizadores a conhecer a comunidade LGBTQI+ de Helsínquia”, segundo o comunicado da organização do Prémio Europa.

Na cerimónia dos prémios Europa, a jornalista russa exilada Galina Timchenko foi considerada a Jornalista Europeia do Ano, tendo sido recebida, em Potsdam, na Alemanha, "por uma ovação de pé”.

“Gostaria de mencionar apenas um simples pensamento: todas as guerras começam com o silenciar do jornalismo independente, com restrições da liberdade de expressão. A liberdade de expressão é sempre a primeira vítima de uma guerra vindoura. Vamos tentar fazer com que isso não aconteça novamente”, disse Timchenko, citada no comunicado dos prémios.

Os prémios Europa recebem o apoio de 26 meios de comunicação públicos europeus e de outras entidades europeias, sob a égide do Parlamento Europeu, como recorda a organização.

Fundado em 1987, o festival dos prémios Europa acontece sob “iniciativa do Conselho da Europa com o objetivo de fortalecer a paisagem mediática europeia”. A Semana com Lusa

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project