INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Putin dá nacionalidade a Snowden — Pentágono: "Ele devia ser mobilizado para a guerra" 28 Setembro 2022

Grato pela concessão da nacionalidade, o novo cidadão russo destaca: "Vai dar estabilidade à minha família". Edward Snowden há nove anos recebeu asilo na Rússia, como fugitivo da justiça dos Estados Unidos por espionagem. O porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, disse esta manhã em conferência de imprensa: "A única coisa que mudou é que ele agora está a ser mobilizado para combater na guerra injusta na Ucrânia".

Putin dá nacionalidade a Snowden  — Pentágono:

Edward Snowden, de 39 anos, está entre os 75 cidadãos estrangeiros que receberam a cidadania russa através de um decreto presidencial.

A reação no seu país é consensual entre democratas e republicanos: um e outro lado alinham com a ideia do departamento da Defesa, sobre Snowden ser mobilizável para a guerra tal como os trezentos mil mobilizados desde o dia 21.

Para a senadora republicana Lindsey Graham "ele deve ser enviado para o campo de batalha na Ucrânia, para lutar por Putin a partir de hoje. Será que o vão isentar da mobilização a que outros cidadãos russos estão a ser obrigados em nome de Putin?".
O congressista democrata Seth Moulton acrescentou: "Esperamos que ele seja mobilizado e enviado para a frente de batalha".

Equador negou asilo. Em 23 de junho de 2013, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Ricardo Patiño, informou sobre o indeferimento do pedido de asilo político que Edward Snowden dirigira ao Equador. "Não foi processado por dúvidas e complexidade", justificou o MNE equatoriano via Twitter. Ao contrário, Julian Assange obteve, do então presidente Rafael Correa o estatuto de asilado político, que lhe deu acoitagem na embaixada em Londres de 12 de junho de 2012 a 10 de abril de 2019.

Uma semana depois, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, oferecia asilo ao perseguido Snowden, sob uma condição: "Vai parar de divulgar segredos norte-americanos".

Fontes: AP/Reuters/TASS. Relacionado: Portugal, Web Summit: "São as pessoas que estão a ser manipuladas — e não os dados", diz Snowden, 06.nov.019.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project