Segundo os media italianos da referência, o social-democrata Cozzolino, de 60 anos, visado pelo mandado europeu de detenção foi durante algum tempo alvo de busca e considerado ilocalizável já que os agentes da autoridade não o tinham encontrado na sua residência, no bairro napolitano de Vomero.
O Qatar nega as suspeitas — "totalmente infundadas" e com base em "informação falsa" — que de imediato levaram à suspensão de acesso ao Parlamento Europeu.
"Isto pode impactar as relações Qatar-EU e o acesso ao fornecimento de gás natural", avisou o diplomata do país petrolífero árabe.
1,5 milhão euros cash na queda de Eva Kaili
Em dezembro transato, a então vice-presidente do PE-Parlamento Europeu, a social-democrata grega Eva Kaili, foi detida na Bélgica, juntamente com o cônjuge Francesco Giorgi (foto à esqª), Antonio Panzeri, e mais dois outros eurodeputados suspeitos, no "maior escândalo político-financeiro na Assembleia de Estrasburgo".
Segundo a AFP que cita fonte junto do processo investigativo, Eva Kaili foi detida por alegadamente ter recebido um suborno dos organizadores do campeonato do mundo, o Qatar2022 que terminou a 18-12 no país petrolífero árabe.
Esta primeira detenção não teve de passar pelo hemiciclo de Estrasburgo, dado o flagrante do milhão e meio de euros cash encontrados quer na casa de Eva, quer na mala de viagem do pai ou na posse de outros.
Fontes: Corriere.it/ANSA/La Stampa... Relacionado: Grécia: Autoridade anti-branqueamento de capitais apreende a ex-vice da UE terreno na ilha de Paros — Negada prisão domiciliária, 22.dez.022; Diplomata do Qatar avisa UE que suspeitas podem perigar acordos sobre gás, 19.dez.022.