FOTO DA SEMANA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Queniano de 9 anos inventa máquina de lavar mãos 03 Junho 2020

O rapaz, Stephen Wamukota — que mora numa aldeia sem o mais básico que é a água canalizada ou uma casa de banho equipada —, inventou um meio para ajudar na luta contra a Covid-19. Usou madeira para construir o suporte do garrafão de água e um pedal que evita o contacto entre a mão e os meios necessários para fazer a higiene. O dispositivo resolve, pois, um dos grandes problemas que é a lavagem das mãos em tempos de pandemia de coronavírus.

Queniano de 9 anos inventa máquina de lavar mãos

O invento, segundo o correspondente da BBC na edição de hoje (3ª fª, 2), foi de imediato reconhecido pelo próprio presidente Kenyatta numa cerimónia pública, esta segunda-feira, 1.

Há um mês que a "lavadora das mãos" de Stephen foi objeto de uma reportagem pelo mesmo diário britânico. Entrevistada a mãe, ela contou que o menino andava preocupado com a falta de meios que as pessoas na aldeia têm para seguir as recomendações sobre lavar as mãos.

Foi com a ajuda do pai, que é carpinteiro, que Stephen montou a estrutura de suporte do recipiente de água, detergente e bacia para lavar as mãos.

Prémio Uzalendo (Patriotismo)

O rapazinho é um dos premiados com o galardão que o presidente queniano instituiu recentemente para incentivar os cidadãos a ajudar o país a encontrar meios para combater a pandemia de Covid-19.

Simplicidade

A simplicidade do invento fala contra a possível desconfiança com que esta notícia podia ser recebida. Boas ideias há muitas, para pô-las em prática é que muitas vezes falta o essencial: a coragem, a ocasião, o incentivo da mão que impulsiona. Stephen teve isso tudo. O empurrãozinho do pai, o incentivo da mãe, a oportunidade para o mostrar aos utentes e a divulgação junto do Poder.

Fontes: BBC. Fotos: Stephen e o seu invento. O menino de 9 anos recebe o prémio que galardoa a sua invenção — para combater a Covid-19.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project