REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

"Queremos a liberdade de Navalny": Milhares de manifestantes arriscam vida, centenas de detenções 23 Abril 2021

As forças da ordem mandadas pelo Kremlin carregam sobre os mais de dez mil manifestantes na capital, os mais de três mil em São Petersburgo, outros em várias cidades russas. Os números refletem o nível de confronto que os russos apoiantes de Alexei Navalny, detido e em greve de fome, estão decididos a manter para libertar o inimigo público nº 1 do presidente russo. Os seus apoiantes organizaram um protesto com o sucesso que se viu hoje (quarta-feira, 21) com milhares de pessoas a manifestarem-se em várias cidades com risco da própria vida.

Dezenas de milhares manifestaram-se, em desafio à proibição oficial e Putin há 21 anos no poder e com ideia de permanecer no Kremlin até 2026.

A Rússia será livre! cantaram em Moscovo no final da tarde de quarta-feira, 21. Minutos depois a polícia carregou. Calcula-se que perto de mil pessoas foram detidas na praça Puchkine no centro da capital.

Em São Petersburgo, a segunda cidade mais populosa do país, foram detidos 242 manifestantes. Em Krasnoïarsk, Sibéria foram 194.

O apoio a Navalny cresce como se viu ao 22º dia da golodovka, a greve de fome iniciada em 31 de março a pedir a sua libertação por ter sido "condenado por motivos políticos".

UE tem como deplorável a prisão de Navalny e apoiantes

O presidente do Conselho Europeu pronunciou-se na mesma noite sobre a prisão dos opositores.

’Com vídeos sobre corrupção Navalny abriu-nos os olhos’

Entre os que estiveram no protesto desta quarta-feira, 21 com risco da própria vida, um engenheiro de 32 anos falou sobre os vídeos que mostram a corrupção do regime de Putin. "Navalny abriu-nos os olhos".

Fontes: TASS/Washington Post/Reuters. Relacionado: "Putin comanda morte lenta de Navalny" em greve de fome na prisão, 15.abr.021. Fotos (Reuters): Penitenciária onde está detido Navalny. Polícias carregam contra manifestantes na quarta-feira, 21.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project