INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

R.Checa: Protegidos por barreira, presidente Zeman nomeia primeiro-ministro Fiala 29 Novembro 2021

Este domingo a nomeação do primeiro-ministro eleito, Petr Fiala — o líder da oposição vitorioso em setembro contra Andrej Babis —, fez-se através da barreira plexiglas que o separava do presidente Zeman com teste positivo à Covid-19.

R.Checa: Protegidos por barreira, presidente Zeman nomeia primeiro-ministro Fiala

Petr Fiala surpreendeu todos ao vencer em coligação de centro-direita, as eleições de setembro, mas — dizem analistas citados pela BBC — mais surpreendente foi a sua nomeação pelo presidente Zeman em vez de usar as suas prerrogativas para escolher o seu aliado, o primeiro-ministro Andrej Babis.. "O Trump checo", após um mandato, foi derrotado pelo presidente do partido de centro-direita e líder da oposição coligada.

O presidente da República está a convalescer de doença não revelada — o que motivou há cinco semanas uma moção parlamentar. Sabe-se que é um grande fumador e bebe muito, que há anos se desloca de cadeira de rodas em resultado de uma neuropatia diabética.

O presidente, de 77 anos, e o primeiro a ser eleito por voto universal em 2013, esteve vários dias hospitalizado, parte deles na UCI-Unidade de Cuidados Intensivos. Pouco depois da alta no início da semana, testou positivo para a Covid-19.

A constituição checa, que atribui ao presidente um estatuto mais protocolar, indica que a nomeação do governo é da sua competência.

Zeman através de microfone comunicou ao primeiro-ministro nomeado — na cerimónia que decorreu no palácio presidencial, edifício de mais de 1.100 anos e tido como o mais sumptuoso de todos (foto ao cetro),que os ministros do seu gabinete irão ser ouvidos pelo presidente ao longo das próximas duas semanas. A previsão é que o processo estará concluído no dia 13-12, por forma a que se faça a passagem de Babis para Zeman na governação checa, agora mais ao centro da direita.
...

Fontes: AP/BBC/...Relacionado: República Checa : Polícia investiga silêncio da Casa Civil sobre presidente internado na UCI desde 10-10, 24.out.021. Fotos: O primeiro-ministro nomeado Petr Fiala tomará posse previsivelmente dentro de duas semanas. O primeiro presidente da República Checa eleito por voto universal em 2013 está a convalescer de doença não revelada e testou positivo à Covid. Miloš Zeman, há oito anos na chefia do Estado, foi primeiro-ministro entre 1998 e 2002 sob o presidente Vaclav Havel (1989-92, R. da Checoslováquia; 1993-2003, R.Checa).

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project