INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

RDCongo : "Inação da ONU", acusa população que incendiou quartel de capacetes-azuis em represália por ataque islamita que matou 8 26 Novembro 2019

"O fogo destruiu os escritórios da Monusco em Beni", afirmou na segunda-feira, 25, um residente que justificou a ação: "Os residentes em Beni querem a retirada da MONUSCO por causa da sua inação" em combater os frequentes ataques realizados por milícias islamitas do Ruanda e Uganda na região congolesa rica em minérios.

RDCongo :

A RDC-República Democrática do Congo continua a viver dias conturbados. Depois da acalmia após os confrontos do início do ano relacionados com a eleição do presidente Félix Tshisekedi, agora são as populações do leste do país que enfrentam constantes ataques de tropas islamitas vindas dos vizinhos Ruanda e Uganda.

Milhares saíram à rua na segunda-feira em protesto contra o último ataque das milícias islâmicas que no domingo fez oito mortos em Beni, povoado da fronteira leste. E mostraram a sua zanga incendiando o aquartelamento local das tropas onusianas.

O presidente Félix Tshisekedi, eleito em janeiro, já prometeu proteger a população em Beni em cooperação entre o governo e a ONU. Porém, a população já mostrou mais uma vez que não confia nos capacetes -azuis.

Não é a primeira vez que na RDC se contesta a presença da Monusco, a mais importante missão da ONU no mundo, com o efetivo de 16.215 militares, 660 observadores militares e oficiais de Estado-Maior.

A cidade com mais de 200 mil habitantes está também no epicentro da epidemia de Ébola. Mais de duas mil pessoas morreram decido à doença, agravada pela instabilidade que assola a região congolesa rica em minérios.
— -
Fontes: AFP/BBC/Reuters/Jornal de Angola. Relacionado: Congo quer “Capacetes Azuis” fora até 2020 – ONU prepara Conferência Internacional de Doadores, 6.abr.018. Foto (AP) captada na madrugada de segunda-feira: manifestantes invadem sede da Monusco em Beni.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project