INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

RP China indefere pedido de visita a Hong Kong a navios da Marinha dos EUA 15 Agosto 2019

"O governo chinês negou as solicitações de visita ao porto de Hong Kong" de dois navios da Marinha dos Estados Unidos, disse na terça-feira, 13, o comandante Nate Christensen, porta-voz da US-PAC.FLT (Frota do Pacífico).

RP China indefere pedido de visita a Hong Kong a  navios da Marinha dos EUA

A recusa das autoridades chinesas à entrada no porto de Hong Kong dos dois navios, saídos de Porto das Pérolas no Havai, acontece num momento tenso das relações entre a China e os Estados Unidos. A causa: Pequim acusa Washington de interferir na região administrativa especial, inflamando os protestos que agitam Hong Kong há dez semanas (ver links infra).

Xi Jinping já disse que Hong Kong não será Tianammen, mas será que vai conseguir cumprir? A verdade é que o desafio ao poder de Pequim já vai em dez semanas e se for da vontade dos jovens hongkonguenses pode durar indefinidamente — até que Pequim ceda às reivindicações, que em suma são por "mais liberdade" e democracia.
— -
Fontes: AP. Relacionado: 4ª melhor mundial, Cathay Pacific Airways de Hong Kong, 1ª na mira da China para zerar protestos, 11.ago.2019; Hong Kong: Caos marca 22 anos de retrocessão a RP China, 3.jul.2019; Hong Kong: Carrie Lam recua na lei da extradição mas protestos continuam agora a pedir ’demissão do executivo pró-chinês’, 17.jun.2019; Hong Kong em fúria contra lei de extradição para China onde "Justiça é desigual e opaca", 10.jun.2019.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project