ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Carlos III do Reino Unido chora: "A Rainha minha querida mãe faleceu em paz rodeada da família"— Segue-se a operação ’London Bridge’ 09 Setembro 2022

O primeiro discurso do Rei Carlos III, de 73 anos, pouco depois das 20H (menos duas horas em Cabo Verde) foi de pesar pelo falecimento da Rainha Isabel II, "querida mãe", ocorrido esta tarde. Antes do primeiro discurso do Rei, o protocolo cumpriu-se com a chefe do governo Liz Truss a anunciar o novo Rei Carlos III, o mais idoso a subir ao trono britânico. Contudo a coroação em Westminster Abbey só deverá ocorrer em 2023 ou mesmo em 2024.

Carlos III do Reino Unido chora:

O Rei Carlos III cumpriu assim a parte que lhe corresponde no protocolo do primeiro dia do novo reinado — que inclui o discurso à nação via BBC — no "primeiro dia da declaração da morte da rainha", como estatuiu a operação ’London Bridge’.

Horas antes, os órgãos de imprensa dos Estados Uidos e do Reino Unido fizeram manchete com a notícia de que os médicos da Rainha, de 96 anos, avisaram a família mais próxima para se apresentarem na residência da Escócia.

Da América chegaram o neto príncipe Harry e Meghan. Os filhos André, Eduardo e Ana já se encontravam junto dela desde o último fim de semana enquanto os nºs 1 e 2 na sucessão, Carlos e William, chegaram na quinta-feira.


’Operation London Bridge’ / ’Operação Ponte de Londres’

Trata-se do plano do protocolo ministerial e administrativo que envolve a sucessão dinástica.

Foi detalhado há sessenta anos e periodicamente atualizado — de tudo quanto terá de ser feito a partir do dia da morte da Rainha Isabel II, soberana que bateu o recorde do reinado mais longo da história britânica e quiçá mundial.

O plano tem sessenta anos, esteve secreto até uma fuga em 2021. A rainha viveu 96 anos completados em abril (protocolarmente festejados em junho) enquanto a mãe, também Elizabeth, viveu cento e cinco anos. Também o marido viveu 99 anos: o príncipe Filipe faleceu em abril de 2021, dois meses antes do seu centésimo aniversário que seria em 10 de junho.

Dia 1: Viva o Rei!

O rei Carlos de 73 anos é o mais idoso a subir ao trono britânico. A cerimónia oficial de entronização ocorrerá de acordo com a tradição dezasseis meses após o passamento do soberano, tal como aconteceu na sucessão do rei Jorge VI falecido em 1952.

Todas as etapas do protocolo do primeiro dia do novo reinado — que inclui o discurso à nação via BBC no "primeiro dia da declaração da morte da rainha", o périplo pelas quatro nações no 3º e 7º dias — constam dese documento. A sua revelação no ano passado perturbou a Casa Real e começou uma caça aos suspeitos Whitehall+7. Uma espécie de novo BuckinghamLeak.

A revelação do secretíssimo plano — detalhado quase sessenta anos sobre a primeira versão, que é da década de 1960 — ocorreu na véspera da audiência que a rainha concedeu ao primeiro-ministro, Boris Johnson. Não podia ter ocorrido em pior altura, diz a imprensa do Reino Unido, "esta inquietante quebra securitária", ocasionada pela última atualização em 2020 devido à crise pandémica em curso.

O governo de Boris Johnson multiplicou-se em declarações a prometer resolver a "perturbadora quebra securitária" e trazer à justiça "os responsáveis por esta traição". Um ano depois, nada disso parece ter acontecido.

Empossada dois dias antes, Liz Truss é a primeira a saber da triste notícia — segundo o protocolo.

Coube também à chefe do governo anunciar o novo Rei Carlos III. Note-se que a tradição é que os nomes dos monarcas europeus são traduzidos em português.

...
Fontes: BBC/Daily Mail/Washington Post/... Fotos: A mais recente, quiçá última, foto da Rainha Isabel II, de 96 anos (idade respeitável mas longe dos 105 da mãe rainha consorte Elizabeth) foi captada durante o ato solene de confirmação da 15ª primeira-ministra do reinado iniciado em 1952. Helicóptero do príncipe Carlos à chegada ao Balmoral Castle na manhã de quinta-feira. Palácio de Buckingham: cancelado hoje o cerimonial do Render-da-Guarda, uma das maiores atrações turísticas de Londres.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project