O discurso da Rainha Isabel, de 95 anos, por ocasião deste histórico Jubileu de Platina foi gravado na véspera. Nele a monarca afirma estar grata pelos progressos da nação durante o seu reinado. Homenageia o esposo falecido em abril transato.
Destaca-se ainda o anúncio marcante para o futuro da monarquia: a continuidade dinástica é afirmada pela decisão de que a esposa do príncipe Carlos, número-um na sucessão, passará a ser designada como Rainha Camilla quando a hora chegar.
"Estou confiante de que irão apoiar o meu filho Carlos, como meu sucessor no trono tal como tenho podido contar com o vosso apoio".
Trechos do discurso do Jubileu
"Amanhã, 6 de fevereiro, marca o septuagésimo aniversário da minha entronização em 1952. Este é um dia que, mesmo decorridos 70 anos, sempre relembro como o da morte do meu pai, Rei Jorge VI, e em que comecei o meu reinado".
"Estas últimas sete décadas viram extraordinários avanços a nível social, tecnológico e cultural que nos beneficiaram a todos; e estou confiante de que o futuro oferecer-nos- á oportunidades semelhantes, e em especial às gerações mais jovens no Reino Unido e Commonwealth".
Fontes: BBC/Times.co.uk