REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Rainha Isabel II celebra 1º Jubileu de Platina em mil anos do reino 06 Fevereiro 2022

Este 6 de janeiro completam-se 70 anos sobre o dia em que o Rei Jorge V morreu e a filha tornou-se Rainha Isabel II. A mais longeva da monarquia mundial é também a única dos monarcas ingleses — e talvez mundiais — a celebrar o Jubileu de Platina. Os festejos vão ocorrer até junho, mas a importância do "seis de Fevereiro" é acentuada pela mensagem na qual a esposa de Carlos é nomeada Rainha Camilla.

Rainha Isabel II celebra 1º Jubileu de Platina em mil anos do reino

O discurso da Rainha Isabel, de 95 anos, por ocasião deste histórico Jubileu de Platina foi gravado na véspera. Nele a monarca afirma estar grata pelos progressos da nação durante o seu reinado. Homenageia o esposo falecido em abril transato.

Destaca-se ainda o anúncio marcante para o futuro da monarquia: a continuidade dinástica é afirmada pela decisão de que a esposa do príncipe Carlos, número-um na sucessão, passará a ser designada como Rainha Camilla quando a hora chegar.

"Estou confiante de que irão apoiar o meu filho Carlos, como meu sucessor no trono tal como tenho podido contar com o vosso apoio".

Trechos do discurso do Jubileu

"Amanhã, 6 de fevereiro, marca o septuagésimo aniversário da minha entronização em 1952. Este é um dia que, mesmo decorridos 70 anos, sempre relembro como o da morte do meu pai, Rei Jorge VI, e em que comecei o meu reinado".

"Estas últimas sete décadas viram extraordinários avanços a nível social, tecnológico e cultural que nos beneficiaram a todos; e estou confiante de que o futuro oferecer-nos- á oportunidades semelhantes, e em especial às gerações mais jovens no Reino Unido e Commonwealth".

Fontes: BBC/Times.co.uk

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project