ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Ramaphosa única presença africana significativa no G20 — "A União Africana tem de integrar o G20" 15 Novembro 2022

Em Bali, Indonésia desde segunda-feira 14, o presidente Cyril Ramaphosa é o único líder africano na décima-sétima cimeira do G20, anfitrionada pelo presidente Widodo. E nesta terça-feira 15, destaca-se pela defesa de que a União Africana tem de integrar o G20 "e contribuir assim para a resolução" de problemas como "a segurança alimentar, um dos grandes desafios do mundo hoje".

Ramaphosa única presença africana significativa no G20 —

Na sua intervenção, o quarto presidente da África do Sul pós-apartheid defendeu que com a União Africana no G20 o mundo pode contar com uma abordagem mais colaborativa na resolução dos desafios globais, tais como a insegurança alimentar e a crise energética.

"O nosso apelo é para o G20 apoiar cada vez mais a AREI-Iniciativa Africana para as Energias Renováveis, com o objetivo de garantir energia limpa a todos no continente africano".

"Para atingir esse objetivo, acreditamos que o caminho terá de ser feito com a integração da União Africana no G20 como membro-permanente. É com a união de esforços que iremos resolver os problemas de insegurança alimentar e de energia em todo o mundo", acentuou Ramaphosa.

Inquieto com impasse no COP27

O presidente sul-africano (na foto, sentado entre Charles Michel e Emmanuel Macron) expressou-se "preocupado com a falta de progresso em questões-chave
discutidas nas negociações multilaterais da COP27" que decorreu no fim de semana, a conferência pelo clima que teve lugar em Sharm-el-Sheik, tendo o presidente egípcio como anfitrião.

Essas preocupações centram-se " em especial" sobre "as indemnizações por danos e perdas, finanças, tecnologia, aquisição de competências, adaptação e transição (energéticas)", expressou Ramaphosa.

Equidade e justa responsabilidade

Estes encontros — COP27 e 17ª Cimeira de Líderes — "devem reafirmar os princípios de equidade e responsabilidades comuns mas diferenciadas", indicou Ramaphosa para quem "os países industrializados do G20 devem demonstrar mais ambição na ação climática e têm de honrar os seus compromissos financeiros para com as economias dos países em desenvolvimento".

BRICS: PRs da Rússia e Brasil ausentes

O Brasil em viragem (dizem lá "virada") — fim de Bolsonaro e transição para Lula — prescindiu de uma representação ao mais alto nível em Bali. O ministro das Relações Exteriores (3ª foto da 2ª fila) foi quem marcou presença.

Do quinteto, além da África do Sul destacou-se também a Índia cujo chefe de governo (2ª foto da 1ª fila) abraçou efusivamente o primeiro-ministro Sunak, o primeiro britânico de origem indiana na chefia do Reino Unido.

A presença da Rússia esteve mitigada e desvalorizou-se ainda mais com a partida do ministro dos Negócios Estrangeiros, que na terça-feira em conferência de imprensa disse que a guerra continua devido à "intransigência da Ucrânia".

Sergei Lavrov foi substituído pelo ministro das Finanças [Anton] Siluanov, informa a agência noticiosa estatal.

"A declaração final [da cimeira] deve ser aprovada amanhã [quarta-feira] depois de uma reunião sobre digitalização", acrescenta a agência RIA-Novosti.
...
Fontes: AP/ SAnews.gov.za/ ... Fotos: (3ª ao alto) O presidente da Indonésia, Joko Widodo, na abertura da Cimeira do G20 em Apurva Kempinski, Nusa Dua, Bali, na terça-feira 15; horas antes o presidente Biden ao desembarcar foi agraciado com uma receção festiva pelas famosas bailarinas de Bali (foto ao fundo). 2ª foto da 2a fila: o primeiro-ministro australiano Anthony Albanese priorizou a Indonésia para a sua primeira visita oficial, em 5 de abril, e anunciou: "Vou trabalhar com o Presidente Widodo para o sucesso da cimeira" incluindo trabalhar para que o presidente russo estivesse em Bali. Sete meses depois, Putin esteve ausente e não ouviu os apelos para terminar a guerra na Ucrânia.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project