Conforme a Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) em nota remetida ao Asemanaonline, esta classificação coloca a Seleção como a primeira a nível dos PALOP e a quarta a nível da zona UFOA A. Sublinha que para esse lugar muito contribuiu os bons resultados obtidos durante o torneio.
A mesma fonte considera ainda que esta é uma boa notícia para o futebol feminino cabo-verdiano, para todas as mulheres do futebol cabo-verdiano.
E aproveita ainda para neste dia da mulher cabo-verdiana, 27 de março, endereçar uma felicitação a todas as mulheres cabo-verdianas, em especial as que fizeram parte desta história.
Para a selecionadora nacional, Silvéria Nédio, este reconhecimento é uma “vitória de Cabo Verde, de todas as mulheres cabo-verdianas e também uma vitória da Federação Cabo-verdiana do Futebol por acreditar e apostar no desenvolvimento do futebol feminino”.
Esta conquista, segundo a FCF, deveu-se sobretudo pelo facto da FIFA ter reconhecido o Torneio UFOA A, realizado na ilha do Sal, em janeiro de 2023, como torneio oficial.
O Ranking Feminino Mundial da FIFA classifica as 188 seleções nacionais de futebol feminino associadas à Federação Internacional de Futebol. O ranking é utilizado desde julho de 2003.