REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Ranking mostra as famílias mais ricas do mundo — Top 10 sem África 06 Janeiro 2020

Prefere uma rica família ou uma família rica? Antes de responder, recorde que, como o poeta cantou, o amor — a maior riqueza — é mais forte que a morte, maior que o céu, que o mar.

Ranking mostra as famílias mais ricas do mundo — Top 10 sem África

Segundo revistas especializadas, destaca-se Os Dumas, de França: $49,2 bn. A família mais rica de França é nos rankings a décima mundial. A família Dumas com 49,2 mil milhões de dólares opera no setor do luxo. A fortuna dos Dumas romancistas, Alexandre pai e Alexandre filho, arrancou com o sucesso de romances como os Três Mosqueteiros, o Conde de Monte Cristo.

Os Brin, dos Estados Unidos: $51,1 bn. A família é constituída pelo casal Michael e Eugenia, licenciados em engenharia na universidade pública de Moscovo, e o seu único filho, Sergey, de 46 anos, nascidos na ex-URSS, no seio de famílias judaicas — ashkenazis, como sugere o patrónimo Brin que é um acrónimo de “Ben Rabi” (filho do Rabi).

A família emigrou para os Estados Unidos após a queda da União Soviética….. Sergey Brin é, sem dúvida quem mais contribui para o património familiar desde que se tornou o magnata da tecnologia co-fundador da Google e atual presidente da Alphabet Inc.

Os Ambani, da União Indiana: $52,3 bn. A pequena empresa têxtil fundada por Dhirubhai Ambani em 1957 sob a designação Reliance Industries cresceu até se tornar num dos mais importantes conglomerados empresariais da Índia.

Os dois filhos, Mukesh e Anil, receberam quotas iguais na Reliance Industries, quando em 1986 Dhirubhai teve o seu primeiro AVC de que viria a morrer em 2002.

Os Albrecht, da Alemanha: $52 bn. A fortuna da "família que ensinou a Alemanha a poupar” começou com a modesta mercearia que a mãe de Karl e Theo abriu em 1930 no Ruhr. Em 1948, os dois irmãos expandiram o conceito e fundaram os supermercados ALDI, que é tido como o primeiro grupo retalhista mundial.

Em 1960 desentenderam-se sobre a entrada no ramo da venda de cigarros. Seguiu-se a separação: Theo ficou com o Aldi Norte que opera na ex-Alemanha Oriental e países europeus como França, Inglaterra e Bélgica; Karl ficou com o Aldi Sul para o resto da Alemanha.

A dinastia Chakri, da Tailândia: $60 bn. No reino do Sião, fundado em 1238, a família Chakri mistura monopólio na economia e realeza, desde 1782. Na economia tai, os Chakri operam através do conglomerado empresarial “”. O rei Bhumibol, que até à morte em 2016 era listado como o monarca mais rico do mundo, ‘só’ legou 60 bn aos dois filhos: o novo rei, Maha Vajiralongkorn, e a princesa Ubolratana – que chocou o país ao anunciar a candidatura a primeiro-ministro (Tailândia: Rei impede irmã de concorrer a eleições para cargo de primeiro-ministro, 10.fev.019).

Os Ellison, dos Estados Unidos: $61,8 bn. A fortuna combinada de Larry Ellison, co-fundador da gigante de telecomunicações Oracle, desde 1977, e dos dois filhos, David, de 36 anos, e Megan, de 33, ambos produtores de cinema, está avaliada em 61,8 mil milhões de dólares.

Os flashes das câmaras atraem os Ellison, bem ao contrário dos Albrecht e Ambani (supra)… que evitam as luzes da ribalta e levam uma vida modesta. Os Ellison destacam-se pela vida glamourosa, com festas luxuosas e viagens em iates um pouco por todo o mundo, lá onde estão os paparazi.

Os Zuckerberg, dos Estados Unidos: 63 bn. A família Zuckerberg é constituída pelo magnata do Facebook, Mark Zuckerberg, a mulher Priscilla Chan e os dois filhos.

Os Slim, do México: 64,9 bn. A família Slim liderada por Carlos Slim foi a mais rica do mundo até 2013. Com as oscilações na bolsa de valores, a sua fortuna tem sido oscilante e têm estado nos últimos anos no penúltimo lugar da lista de famílias multimilionárias.

Os Mars, dos Estados Unidos: 70,8 bn. A família dona dos doces Mars expandiu a sua indústria doceira e hoje detém numerosas marcas. O pai e três filhos são os sócios da companhia fundada em 1978. A família Mars é dona da Mars Inc., uma fabricante mundial de doces, alimentos para animais, outros produtos alimentares e serviços de cuidado animal. Ela é a maior compradora de cacau do mundo.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project