CULINÁRIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Receitas engraçadas para os pequeninos 17 Mar�o 2012

As receitas para as crianças podem ser divertidas para criar, elas mesmas conseguem confeccioná-las o que as deixam felizes e realizadas e ao mesmo tempo sentem-se com mais vontade de as consumir. Tudo fica tão lindo! O asemanaonline preparou umas lindas e saborosas receitas e muito coloridas para os pequeninos. O objectivo maior é mostrar-lhes que a partir de uma receita pode-se criar uma obra de arte.

Receitas engraçadas para os pequeninos

HAMBÚRGUER PALHAÇO

Ingredientes:

500g de carne picada

1 cebola

2 pepininhos pequenos de conserva

1 ovo

sal, pimenta e colorau doce

3 colheres de sopa de óleo

400 g de fatias de queijo

1/2 molho de cebolinha

2 colheres de sopa de ketchup

Preparação:

Descasque e corte a cebola grosseiramente em cubos. Corte 8 rodelas dos pepinos de conserva e corte o restante pepino grosseiramente em cubos. Coloque os cubos de
pepino numa trituradora e pique-os finamente.

Coloque a carne picada, cebola, pepino picado e o ovo numa tigela grande e tempere fortemente com sal, pimenta e colorau e amasse tudo muito bem. Divida a massa de carne em 4 pedaços iguais e forme hambúrgueres.

Aqueça o óleo numa frigideira e frite os hambúrgueres por cerca de 5 min. de cada lado em lume brando. Entretanto corte das fatias de queijo 4 laços e 4 carapuços de palhaço. Corte do queijo que sobrar círculos e bocas. Corte a cebolinha em pedaços de cerca de 2-3 cm de comprimento. Coloque as hambúrgueres com os carapuços, laços e círculos de queijo num prato, formando um palhaço e decore com a cebolinha, ketchup, rodelas de pepino e as bocas de queijo.

SALADA DE MACARRÃO ARGOLINHA

Ingredientes:

500 gramas de macarrão no formato de argolinha, cozido

2 colheres das de sopa de azeite de oliva

2 colheres das de sopa de maionese

4 colheres das de sopa de cebolinha verde picada

6 colheres das de sopa de salsinha fresca picada

1 colher das de chá de cebola ralada

1 colher das de chá de mostarda

1 lata de creme de leite com o soro

1 cx de creme de leite

2 latas de milho verde cozido no vapor

400 gramas de presunto cozido, cortado em cubos bem pequenos

Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto

Preparação:

Coloque todos os ingredientes em uma saladeira e misture bem e leve para gelar. Sirva como entrada ou acompanhamento decorando a gosto.

Dica: Tempere o macarrão ainda quente, assim ficará mais saboroso. Se preferir, coloque peito de peru em cubos, atum em lata ou peito de frango cozido e desfiado no lugar de presunto.

ROLINHOS DE SALSICHAS COM FIAMBRE

Ingredientes

1 tomate maduro

1/2 manga

4 cogumelos grandes brancos

2 fatias de presunto

2 rodelas de ananás

alecrim

Preparação:

Corte a manga em pedaços, bem como o tomate e o ananás. Corte os cogumelos em fatias grossas. Nos espetos alterne pedaços de manga, tomate, ananás e cogumelos com o presunto cortado ao meio e enrolado. Polvilhe com alecrim e leve á grelha uns 5 minutos de cada lado.

«LAGARTA» DE CARNE PICADA

Ingredientes:

1 cebola media

500g de carne picada mista

1 ovo

Sal e um pouco de pimenta

750g de batatas

9 tomates cereja

1 pepino pequeno

2 pés de salsa

1/8 l de leite

1 colher de sopa de manteiga

noz-moscada em pó

maionese de salada de bisnaga

cerca de 2 colheres de sopa de amêndoas em palitos

4-6 colheres de sopa de ketchup

papel manteiga

espetos compridos de madeira

Preparação:

Numa tigela misture a carne cebola, ovo, sal e pimenta e amasse tudo muito bem. Forme da massa de carne 16 bolinhas com as mãos (convém molhar as mãos para não colar). Coloque as bolinhas de carne num tabuleiro forrado com papel manteiga e leve a assar em forno pré-aquecido a 175 °C por cerca de 20 min.

Descasque, lave e corte grosseiramente as batatas em cubos, coza-as em água fervente temperada de sal em tacho tapado em lume brando por cerca de 20 min. Lave os tomates, corte um tomate aos quartos, raspe de um quarto de tomate as sementes com uma colher e corte em 4 tirinhas. Lave e corte o pepino em 4 rodelas finas e 2 rodelas grossas, corte o restante pepino em palitos (para as pernas), corte as rodelas grossas de pepino ao meio.

Lave e sacuda a salsa até ficar seca. Retire as bolinhas de carne do forno e deixe-as arrefecer um pouco no tabuleiro. Escorra as batatas, adicione o leite e a manteiga e esmague-as até ficarem em puré, tempere o puré com sal, pimenta e noz-moscada.

Espete as bolinhas de carne, rodelas de pepino e os tomates nos espetos de madeira formando 4 lagartas. Desenhe os olhos com maionese na cabeça das lagartas. Espete os palitos de amêndoa e a salsa como os pelos nas costas das lagartas e as tiras de tomate como línguas. Coloque montinhos de puré como um "vulcão" sobre 4 pratos e regue os montinhos de puré com ketchup tipo "lava". Coloque as lagartas juntas ao "vulcão", colocando junto às lagartas os palitos de pepino como pernas. Decore com os restantes tomates.

MONSTRO DAS BOLACHAS

Ingredientes:

2 ovos

150g de açúcar

1 pacote de açúcar de baunilha

125 ml de óleo

200g de farinha

1-1/2 colher de chá de fermento em pó

50g de grãos de avelãs moídos

100g de chocolate branco

24 smarties castanhos

250g de açúcar em pó

75g de creme de queijo (philadelphia)

12 bolachas redondas com pedacinhos de chocolate

1 colher de chá de sumo de limão

corante alimentar azul

12 forminhas de papel

papel manteiga

saco de confeitar

Preparação:

Misture com a batedeira os ovos, açúcar, açúcar de baunilha, óleo, misture a farinha com o fermento e as avelãs moídas, adicione a massa de ovos mexendo tudo muito bem.

Despeje a massa uniformemente num tabuleiro para muffins com as forminhas forradas com papel manteiga e leve a cozer em forno pré-aquecido a 175 °C por cerca de 20-25 min. Deixe os muffins arrefecer.

Pique o chocolate e derreta em banho maria. Coloque uma folha de papel manteiga sobre uma tábua pequena e lisa. Despeje o chocolate no saco de confeitar e faça 24 círculos pequenos de chocolate para os olhos sobre o papel manteiga. Coloque em cada circulo 1 smartie a fazer de pupila e leve ao frio para ficar espesso.

Bata o creme de queijo com o açúcar em pó e o sumo de limão até ficar cremoso e tinja com o corante alimentar azul e despeje num saco de pasteleiro com a ponta em estrela pequena. Corte de um lado dos muffins uma cunha como boca e coloque dentro de cada boca uma bolacha redonda.

Injecte com o creme de queijo pequenas rosetas umas em cima das outras e espetadas a toda a volta dos muffins. Leve os muffins ao frio para que a superfície de creme fique espessa. Descole os círculos de chocolate do papel manteiga e coloque-os como os olhos sobre os monstros de bolachas.

BRIGADEIRO DE COPINHO

Ingredientes:

1 lata de leite condensado

1 colher de manteiga ou margarina

200g de chocolate meio amargo picado

1 caixinha de creme de leite

Preparação:

Em uma panela pequena leve ao fogo baixo o Leite Condensado com o Chocolate. Cozinhe mexendo sempre até soltar do fundo da panela. Retire do fogo, acrescente o Creme de Leite e misture bem. Distribua em pequenos copos descartáveis (30ml). Espere esfriar e sirva a seguir,enfeitado com chocolate granulado ou power ball.

OBS: O chocolate pode ser branco ou preto, consoante o seu gosto.

DOCE COMBINADO

Ingredientes:

1 Pacote de pudim boca doce de baunilha

1 Pau de canela ( ou em pó )

3 Colheres de sopa de açúcar

Leite

Caramelo líquido

1 Pacote de gelatina morango

Água

Preparação:

Este doce é muito rápido e fácil, é bastante fresco o que começa a apetecer.
Comece por pôr um pouco de caramelo nas tacinhas, depois faça o pudim com as medidas habituais e da mesma maneira ( eu adicionei o pau de canela ), depois de pronto adicione ás taças, reserve e deixe esfriar. Já quase frio, à parte, comece então por fazer a gelatina, também com as medidas habituais, misture ao preparado anterior e leve ao frigorífico, assim que a gelatina se solidificar está pronto.

Elsa Robalo

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project