Presidenciais 2021

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Recenseamento Eleitoral: Comissão da Praia estende prazo de transferência de local de residência até 17 de Setembro 28 Agosto 2021

A Comissão de Recenseamento Eleitoral (CRE) da Cidade da Praia alargou o prazo de consulta e reclamação dos cadernos de recenseamento e os cidadãos podem fazer transferência do local de residência até ao 17 de Setembro.

Recenseamento Eleitoral: Comissão da Praia estende prazo de transferência de local de residência até 17 de Setembro

Esta informação foi avançada hoje à Inforpress pelo o presidente da CRE – Praia, José Barbosa, que fez um balanço “positivo” do recenseamento eleitoral na Cidade da Praia, tendo reiterado que os resultados são “bastantes motivadoras” já que, em números, ultrapassaram o que era previsto.

Embora, ressalvou este responsável, o principal objectivo da CRE nas eleições presidenciais de 17 de Outubro seja contribuir para redução da taxa de abstenção que, sobretudo, nas eleições presidenciais, têm “uma maior dimensão”.

“Para que a taxa de abstenção nas presidenciais não venha ganhar essas eleições, para que a abstenção não seja a mais votada”, concretizou.

Por isso, precisou, a CRE tem estado a fazer um trabalho de mobilização e continurá a procurar meios para sensibilizar cada vez mais pessoas para aderirem às urnas e votar.

Porque, conforme observou, fazer todo um investimento para as eleições, chegando no final “a abstenção ganhar as eleições” seria uma “vergonha” para a nação cabo-verdiana e “desanimadora” para aqueles que colocam o seu esforço neste processo eleitoral.

José Barbosa garantiu que em todos os postos da Praia estão os cadernos de recenseamento, nos quais as pessoas podem consultar e reclamar se assim for o caso.

Segundo a mesma fonte, o prazo para consulta e reclamação vai até este sábado, 28, mas de acordo com Barbosa estarão abertos para este efeito e consequentemente transferências de residências dentro do concelho da Praia até 30 dias antes das eleições de 17 de Outubro, na sede da CRE.

“As pessoas têm possibilidade ainda de fazer a sua transferência até 30 dias antes das eleições, ou seja, até o dia 17 de Setembro as pessoas podem dirigir à sede da comissão de recenseamento eleitoral para fazer a sua mudança de residência”, reiterou Barbosa.

Conforme indicou Barbosa, o número de eleitores na Praia aumentou de 88 mil para mais de 90 mil eleitores, tendo apontado que recensearam 2735 novos eleitores.

O número de transferências até agora está com um “saldo positivo” o que considerou de “muito bom”, tendo exortado as pessoas a irem consultar o caderno eleitoral que se encontra em todos os postos dos bairros da capital.

“Porque se as pessoas não consultarem caso houver erros não temos como fazer correcção” precisou, destacando a importância de consultar o caderno eleitoral, conclui a Inforpress.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project