"O ensino da língua inglesa é tão importante para o desenvolvimento económico do país. As competências na língua inglesa são cruciais para a indústria do turismo, que representa 25 a 30% da economia de Cabo Verde. Cabo Verde também tem grandes visões para se tornar uma economia digital e posso dizer que não pode atingir esses objetivos a menos que tenha um maior domínio do inglês entre a população, especialmente os mais jovens", disse Jeff Daigle, na Praia.
O embaixador, que falava numa conferência de três dias, destinada a professores e coordenadores do programa de língua inglesa, manifestou a sua satisfação por fazer parceria com o Ministério da Educação e a Universidade de Cabo Verde para ajudar a revigorar a associação nacional de professores de inglês.
"Estou muito feliz por apoiar o ensino e aprendizado da língua inglesa em Cabo Verde, porque sei que isso ajudará no desenvolvimento económico do país", ressaltou.
Jeff Daigle avançou que o país tem 47 coordenadores de inglês de escolas que estão a reunir-se para verem como podem apoiar-se para fortalecer o ensino da língua inglesa em Cabo Verde.
Questionado sobre o processo de negociação para trazer o programa Peace Corps (Corpo da Paz) dos Estados Unidos da América para Cabo Verde, afirmou que continuará à procura de soluções financeiras.
"É só ver se eles conseguem o financiamento. Há uma série de pedidos de outros países para abrir programas do Corpo da Paz e outros. Então, eles estão trabalhando em todas as diferentes publicações agora para ver quais podem encontrar. Eu sei que eles amam Cabo Verde, eles adorariam voltar e continuaremos a ver o que podemos fazer para tentar ajudá-los a encontrar o fundo para fazer isso", salientou.
A Lusa noticiou em fevereiro que o programa Peace Corps dos Estados Unidos da América está a avaliar a possibilidade de regressar a Cabo Verde, país onde os voluntários estiveram durante 25 anos até 2013.
A agência, criada em 1961, teve em Cabo Verde 527 voluntários que desenvolveram vários projetos em áreas como a ensino do inglês, desenvolvimento de pequenos negócios, agricultura, desenvolvimento comunitário.
O Corpo da Paz dos Estados Unidos foi criado pelo Presidente John F. Kennedy em 1961 como uma agência independente e tem atualmente voluntários em 60 países no mundo.
O diretor nacional da Educação de Cabo Verde, Adriano Moreno, afirmou nesta conferência que o facto de a embaixada dos Estados Unidos se ter associado à iniciativa de reunir todos os coordenadores da língua inglesa é de "suma importância", porque dará aos professores a oportunidade de interagirem entre eles e poderem trocar experiências metodológicas que serão úteis para o desenvolvimento desta língua.
"Para nós é importante que os professores estejam associados em associações, porque permite que, independente daquilo que são as ações do Ministério da Educação, podem desenvolver as suas ações, promover os encontros entre eles e desenvolver as suas disciplinas", salientou.
Adriano Moreno acrescentou que a iniciativa de reativar a associação dos professores de língua inglesa de Cabo Verde é importante porque permite que estes estejam unidos e que apoiem o Ministério da Educação na aplicação das políticas educativas relacionadas com este ensino. A Semana com Lusa