REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Rei Zulu desde 1968 promotor do turismo morre "de diabete" na África do Sul 13 Mar�o 2021

Aos 72 anos, o Rei Goodwill Zwelithini, da nação Zulu, dominante na República da África do Sul, morreu hoje (quinta-feira, 12) no hospital de KwaZulu-Natal. O líder de 14 milhões de zulus, o maior grupo étnico sul-africano, tinha sido internado há quatro semanas devido a complicações associadas à diabete crónica de que padecia há décadas.

Rei Zulu desde 1968 promotor do turismo morre

Zwelithini era muito conhecido internacionalmente, como uma figura exótica com as suas peles de leão ou tigre (foto), as suas recepções às personalidades internacionais em que as danças tradicionais surpreendiam. Também viajava muito, com o objetivo de promover o reino nos mercados do turismo vindo dos países ricos.

O turismo como setor económico predominante no reino foi, aliás, a aposta ganha pelo descendente de líderes carismáticos dos três últimos séculos na África austral. Um, o rei Shaka Zulu, que fundou o Império Zulu no início do século XIX, após uma guerra de secessão contra o pai, e depois contra o Império Britânico. Outro, o rei Cetshwayo que lutou contra o domínio britânico em 1879.

É essa herança história que guiou Zwelithin na busca duma base económica assente na preservação identirária e que tem permitido à nação zulu, cercada pela poderosa África do Sul, manter a soberania nacional. Essa cultura é aliás partilhada com reinos vizinhos, com os quais existem laços de parentesco e que desde a manhã de quinta-feira fizeram chegar a expressão de condolências à capital do reino, Pietermaritzburg, em Zulu, umGungundlovuNongoma.

O primeiro-ministro,ao anunciar a morte do rei, agradeceu à "África do Sul, que nos está a apoiar com as suas orações nestes momentos difíceis".

Zeloso guardião de tradições e o desafio dos Direitos Humanos, Ecológicos

O turismo como setor económico predominante no reino desenvolveu-se, mas as readições culturais associadas à oferta turística têm vindo a ser contestadas em tempos de mudanças culturais.

Militantes dos direitos dos animais querem ver banida a anual cerimónia Ukweshwama, marcada pela morte sacrificial do touro numa peleja com o próximo contingente de jovens guerreiros — que assim põem à prova a sua coragem e contribuem para o poder do rei.

Também tradicional festa de ação de graças ao deus criador pela colheita do ano, a Ukweshwama reúne os Zulus, tanto do reino como os 10 por cento de emigrantes, dos países viinhos, incluindo Moçambique que acolhe c.07 mil expatriados do Reino de KuaZulu-Natal.

Em nome dos Direitos Humanos, ativistas internacionais destacam a cultura patriarcal que se perpetua através de manifestações como a Umhlanga, que se traduz por ’Dança do Caniço" devido à matéria-prima com que se confeccionam as minissaias usadas na cerimónia por meninas adolescentes vindas de todas as partes do reino.

O que os ativistas têm destacado como violação dos Direitos Humanos na Umhlanga — que tem lugar perto da capital do reino, perto de Nongoma — são as alegações, aliás contidas em várias publicações, de que as jovens dançariam para o rei poder escolher em cada ano uma nova para o seu harém.

Zwelithini desmentiu rumores e enfatizou que a cerimónia é um momento para ele exortar as jovens a defender a virigindade e absterem-se de relações pré-matrimoniais.
... Absolutamente.

Sucessão

A ser um problema não será por falta de herdeiros: Zwelithini deixa vinte e oito filhos que gerou com seis esposas.

Está, pois, aberta a sucessão de Goodwill Zwelithini, que em 1968, aos 20 anos, ao ser indicado como rei esteve sob constantes ameaças — no período mais tenso da luta anti-apartheid — que o obrigaram a viver na clandestinidade até 1971.

Próximo rei, o primogénito? Ainda está por definir, disse o primeiro-ministro do rei morto que dubitativamente o será do rei posto.

Fontes: BBC/Fontes históricas. Relacionado: Reino de E-Swantini: 50 anos independente muda de nome "para evitar confusões" Suazilândia/Switzerland ’Suiça’, 22.abr.018.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project