INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Reino Unido: Boris Johnson acusado de mentir sobre Brexit em 2016 "arrisca prisão perpétua" 31 Maio 2019

Em 2016 e de novo em 2017, o então MNE afirmou que o país entregava todas as semanas £350 milhões (de libras) a Bruxelas e essa foi a mais notória base da campanha do ‘Leave’ do Brexit. O agora candidato, a líder do Partido Conservador e a primeiro-ministro britânico, é reu num processo enquadrado como "falha grave no exercício de funções públicas", cuja pena pode chegar à prisão perpétua.

Reino Unido: Boris Johnson acusado de mentir sobre Brexit em 2016

Em 2016, entre 21 de abril e 23 de junho, durante a campanha para o referendo, a afirmação de Boris Johnson, então presidente do município de Londres e feroz eurocético, tomou forma no slogan (foto) que pintou autocarros a circular na ilha-país.

Em 2017, entre 18 de abril e 3 de maio, durante a campanha para as legislativas, o então ministro dos Negócios Estrangeiros Boris Johnson voltou a bater na mesma tecla do dinheiro gasto com Bruxelas que fazia falta ao NHS-Sistema Nacional de Saúde.

O co-editor político da BBC, na sua edição desta quinta-feira, afirma que as alegações chegam em muito má hora para o candidato a sucessor de Theresa May e que os seus adversários e demais críticos vão usar a acusação na disputa prestes a iniciar pela liderança do partido e cargo de primeiro-ministro.

A audiência a ter lugar no Tribunal de Magistrados de Westminster, em data ainda por marcar, deverá decidir se a ação em tribunal, por iniciativa de privados que a financiaram em crowdfunding, deve ou não ir a julgamento.

"Não compete ao tribunal regular o discurso político"

A resposta de Boris Johnson é que a decisão de o processar "é extraordinária" e um "risco para a nossa democracia".

"Não compete ao tribunal regular o discurso político", reagiu B. Johnson.

Juiz aceitou em ’prima facie’ ...

A aceitação pelo juiz significa que há suficientes argumentos para levar avante a demanda judicial. (Nota: A expressão latina "prima facie" (no ablativo) significa no discurso jurídico que o processo submetido ao juiz foi por este aceite na primeira apreciação).

Fontes: BBC TV e online/Fontes jurídicas. Foto: A afirmação de Boris Johnson tomou forma no slogan (foto) que pintou autocarros a circular nos 209.331 km2 da segunda maior ilha do hemisfério norte.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project