INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Reino Unido: Boris Johnson investigado por ’obras em casa à custa do erário público’ 19 Maio 2021

A campanha de vacinação colocou o chefe do governo britânico no topo da popularidade, mas este mês os ’media’ seguem a sombra que paira sobre BoJo: as obras "não justificadas na residência oficial". Esta semana, o ex-conselheiro Cummings deitou mais achas para a fogueira.

Reino Unido: Boris Johnson investigado por ’obras em casa à custa do erário público’

O primeiro-ministro do Reino Unido está sob investigação oficial desde abril, quando de súbito foi chamado pela comissão parlamentar que investiga as contas dos governantes. Segundo a imprensa, ele começou nervoso mas por fim "safou-se" no interrogatório conduzido pelo rival líder trabalhista, Keir Starmer.

Mas decorridas três semanas, na sexta-feira, 14, entrou em cena o ex-conselheiro Dominic Cummings — o "ideólogo do regime", que gizou o programa do governo atual sobre as ideias que construiu ao longo dos vinte anos de colaboração com o partido conservador.

Desta feita, Cummings (na foto mais à esqª) disse que o primeiro-ministro em 2020 procurou "doadores para pagarem secretamente as obras da residência oficial e que [ele, Cummings] [o] avisou de que isso podia ser ilegal".

A comissão parlamentar que fiscaliza a legalidade das despesas dos governantes está mais preocupada com a clarificação sobre de onde veio o montante de 58 mil libras (mais de sete mil contos) acima do valor de 30 mil libras pela renovação do apartamento que ocupa um piso da nº 10 da Downing Street — na casa que é a sede do governo.

Todo o recém-chegado à primatura britânica tem direito a 30 mil libras (c. de 3,9 mil contos) para decorar a casa como bem lhe aprouver. Mas se utilizar dinheiro a mais — do seu bolso, como alega Johnson — tem de provar que a sua proveniência está de acordo com a lei.

"Há indícios de que houve uma ou mais infrações" às regras da reforma do apartamento oficial do primeiro-ministro, afirma a fiscalização que quer "contas bem feitas".

Fontes: BBC/Daily Mail.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project