INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Reino Unido: Brexit fez perder base anti-pirataria da EU – Espanha fica a ganhar 31 Mar�o 2019

Os millitares britânicos passaram o estado-maior da operação anti-pirataria da União Europeia, a "Atalanta", para os militares espanhois na data, 29 de março de 2019, em que, segundo o cronograma, o Reino Unido deixaria de ser Estado-membro. O mesmo dia em que a primeira-ministra sofreu o terceiro revés e está entre um Brexit sem acordo e o Brexit adiado.

Reino Unido: Brexit fez perder base anti-pirataria da EU – Espanha fica a ganhar

Esta é uma das primeiras consequências do Brexit. Os ministros de Defesa dos 27 países da União decidiram em 2017 que dada a iminente rutura devia ser escolhido outro país para dirigir a ’Atalanta’, a primeira operação naval conduzida pela União Europeia.

A operação ’Atalanta’, que tem a designação formal ’EU NAVFOR’, a força naval da União Europeia na Somália, foi lançada em dezembro de 2008 com o objetivo de lutar contra a pirataria marítima ao largo do Corno de África e Oceano Índico Ocidental.

O quartel-geral operacional está desde 29 de março no quartel-geral das operações espanholas (ESOHQ) na estação naval de Rota (NAVSTA Rota) em Espanha.

Brexit adiado

A primeira-ministra inglesa esta sexta-feira, 29, sofreu a sua terceira derrota parlamentar relativa ao ‘Brexit’. A maioria, 344 deputados, contra 286, rejeitaram o acordo de retirada negociado entre o governo do Reino Unido e a União Europeia.

O ‘Brexit’ foi revisto mais uma vez, para que o texto incluísse apenas o mais abrangente que é o ‘divórcio’ com a União Europeia. Mas mesmo essa concessão do executivo liderado por May — que visava convencer os membros do parlamento sobre a capacidade da primeira-ministra controlar o processo — acabou por se revelar insuficiente.

“Creio que deveria ser um motivo de profundo pesar para todos os membros desta Câmara o facto de, uma vez mais, não termos podido apoiar a saída de forma ordenada", afirmou Theresa May ante a terceira derrota, desta vez por 58 votos. No dia em que, note-se, o Reino Unido deveria sair da União Europeia – se tivesse sido cumprido o cronograma elaborado após o referendo de 26 de junho de 2016.

Fontes: BBC/Le Monde/DW.de/El País. Foto (Reuters): Rota é o quartel estratégico da UE desde esta sexta-feira, 29, dia em que, segundo o cronograma, o Reino Unido deveria sair da União Europeia.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project