INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Reino Unido-Índia: 1ª chamada de Boris Johnson para Modi é sobre "vandalismo em Londres por paquistaneses e separatistas" 23 Agosto 2019

O novel primeiro-ministro inglês expressou solidariedade na terça-feira, 20, por telefone ao seu homólogo indiano, contestado na diáspora paquistanesa e indiana no Reino Unido. Narendra Modi condenou, durante a conversa com Boris Johnson, os que "para atingirem os seus fins motivados por interesses próprios usam todos os meios, incluindo o recurso à violência". Modi referia-se à manifestação diante da Representação Indiana em Londres, na semana passada, por milhares de paquistaneses e separatistas da União Indiana, agora acusados de vandalizar o respetivo edifício londrino.

Reino Unido-Índia: 1ª chamada de Boris Johnson para Modi é sobre

As tensões paquistano-indianas em torno de Caxemira exacerbaram-se com a recente decisão de Delhi de retirar a autonomia a Caxemira (link infra).

O processo de desautonomização de Caxemira levou a diáspora paquistanesa e indiana anti-Modi a manifestar-se em frente à Representação Indiana em Londres, por ocasião das comemorações do 72º Dia da Independência, celebrado a 15 de agosto.

Os manifestantes dirigiriam projéteis contra o edifício. Desde ovos e garrafas de vidros mas também batatas e outros, segundo a BBC. Quando as forças da ordem intervieram, esses anti-Modi atiraram bombas de fumo para desorientar os cavalos da polícia montada.

Os manifestantes de nacionalidade britânica têm origem no Paquistão, Caxemira e Khalistan, duas regiões que sob domínio britânico gozavam de estatuto especial. Desde 1947, ano da independência, contestam a soberania indiana no subcontinente.

— -
Fontes: Times of India/BBC/Le Monde/. Arquivo: Índia: Modi retira autonomia e isola Caxemira — "Povo ainda não sabe, só quando comunicações forem restabelecidas", 10.ago.2018; India-Ataque-suicida-em-Caxemira-mata-mais-de-40-PM-Modi-anuncia-18-2-morte-de-de 2 chefes secessionistas, 19.fev.2019

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project