MUNDO INSÓLITO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Primeiro-ministro em encontro de empresários perde-se no discurso e improvisa sobre ’porquinha Peppa’ — O que dizem as nossas crianças? 04 Dezembro 2021

O discurso do primeiro-ministro britânico durante a 21ª conferência anual da CBI-Confederação da Indústria Britânica marcou, segundo a imprensa britânica popular, o regresso das suas gaffes. Boris Johnson no discurso para incentivar a indústria a tornar-se mais verde perdeu-se entre folhas de papéis e começou a falar do mundo infantil de ’Peppa Pig’. As críticas são, para maior surpresa, sobre a referência à empresa dos Estados Unidos que comprou por £6 bn(780 milhões de contos) a britânica marca ’Peppa Pig’ no turbilhão do ’Brexit’.

Primeiro-ministro em encontro  de empresários perde-se no discurso e improvisa sobre ’porquinha Peppa’ — O que dizem as nossas crianças?

A referência à porquinha antropomorfa favorita do mundo anglófono — a invadir inesperadamente o discurso do chefe do governo conservador, a 500 km de Londres — levou um dos jornalistas presentes a perguntar-lhe : "O senhor está a sentir-se bem?" Ao que Boris Johnson respondeu "Estou muito bem".

Ninguém estava à espera de ouvir o primeiro-ministro britânico a falar sobre o domingo que passou com o filho mais novo no parque temático onde domina a personagem duma porquinha antropomorfa.

Entre as principais intervenções, na vigésima-primeira reunião entre a entidade representante do patronato britânico, a imprensa especializada destaca a do presidente da CBI, Lord Karan que apontou a importância do Global Britain, entre o Reino Unido, a Índia e o Pacífico.

A CBI-Confederation of British Industry/Confederação da Indústria Britânica é uma organização que representa o impressionante total de 190 mil empresas. Fundada em 1965 sob a égide da Royal Charter, a entidade régia certificadora, a CBI começou pela fusão de três representantes patronais: a British Employers’ Confederation /Confederação do Patronato Britânico, a Federation of British Industries /Federação das Indústrias Britânicas e a National Association of British Manufacturers /Associação Nacional das Manufacturas Britânicas.


Desavindo Raab explica

Inquirido pela imprensa na manhã seguinte, o ex-conselheiro Dominic Raab — que abandonou a função em conflito com o líder conservador — considerou que o primeiro-ministro britânico "esteve bem nas propostas que apresentou". "Ele continua perspicazmente ativo, criativo e em plena forma".

E gosta da Peppa Pig? O ex-conselheiro Dominic Raab definitivamente não gosta.

Muitos criticam

Boris Johnson — tudo indica que em relação com o ter voltado a ser pai recentemente — gosta da Peppa Pig. Isto pode estar em relação com a idade do público-alvo: a personagem cativa um público mais infantil. Uma sondagem a crianças das 10+1 ilhas entre os três e os doze anos — feita em dez dias, segundo as oportunidades — mostra que a adesão é total no grupo dos menos de cinco anos. Vai decrescendo com a idade. Os pré-adolescentes têm-na por "hiper fastenta".

Fontes: BBC/Daily MailCBI.org. Fotos: Boris Johnson em discurso ..."bizarro". A porquinha Peppa, que parece um secador de cabelo manual (Más ki fastenta, dizem as crianças das 10+1 ilhas, com gostos diferentes do PM). Daddy Pig, que BoJo considerou um "pai estereotipado", o que valeu ao chefe do governo uma comparação: "Mas vocês os dois são muito parecidos!". Talvez nada (des)abonatória.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project