INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Reino Unido-Rishi Sunak: 1ª declaração como primeiro-ministro 25 Outubro 2022

Em menos de dez minutos o novo primeiro-ministro britânico disse o que vai fazer: seguir as regras, consertar os erros para "garantir a estabilidade económica que protege pessoas e empresas", trabalhar para ter melhores escolas, ruas seguras, ambiente sustentável, garantir que o Brexit cumpra a promessa de ser "a oportunidade" pela qual o Reino Unido votou.

Reino Unido-Rishi Sunak: 1ª declaração como primeiro-ministro

O primeiro discurso do novel chefe de governo seguiu as linhas traçadas no seu programa de candidatura : "consertar a nossa economia, unir o nosso partido e salvar o nosso país", como tuìtou Sunak na tarde de domingo.

Prometeu "corrigir os erros" da sua predecessora, Liz Truss. Mas não esqueceu de a elogiar e agradecer.

Sunak agradeceu a Boris Johnson por lhe ter dado a oportunidade de ser o seu ministro das Finanças — "pelo que serei eternamente grato" —, sem esquecer de pôr a ênfase na promessa de "segur as regras". Este foi um dos principais handicaps da primatura de BoJo e que levaram à sua queda.

Mais rico que o rei

A imprensa mundial repete o que diz a imprensa britânica: que a fortuna pessoal de Sunak — 750 milhões de libras — é superior a do rei Carlos III. Isto sem contar a fortuna dos sogros, que é superior à da extinta rainha Isabel II, que foi a mulher mais rica da Europa.

Primeiro: "de cor", hindu

O escritório londrino do Washington Post este domingo destaca Sunak como o primeiro "indiano-descendente" e como tal "pessoa de cor" e hindu que pode vir a ser o chefe do governo britânico.

Fontes: Sky News/BBC/Telegraph/The Times. Foto: O rei Carlos III confere posse ao segundo primeiro-ministro do seu reinado inaugurado em 8 do mês passado.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project