NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Reino Unido: Tela de Banksy arrematada em leilão por um milhão de libras autodestrói-se — Quem será o "palerma" do comprador? 08 Outubro 2018

A Sotheby em Londres concluía nesta sexta-feira, 5, à noite mais um leilão de sucesso, com a obra “Menina com balão” a ser arrematada por mais de um milhão de libras (mais de 130 milhões CVE). Só que no mesmo momento da arrematação, o quadro começou a autodestruir-se (fotos) como o armadilhou o artista Banksy "há alguns anos".

Reino Unido: Tela de Banksy arrematada em leilão por um milhão de libras autodestrói-se — Quem será o

“Há alguns anos, construí uma fragmentadora de papel num quadro”, explica o artista num vídeo colocado na internet pouco depois da performance na leiloeira londrina. A intenção era essa: “Se alguma vez fosse leiloado, o quadro autodestruía-se”, afirma o encapuzado que se supõe ser Bansksy.

O ’artivista’ Banksy, mistura de artista e ativista, começou nos anos de 1990 a pintar as paredes de Bristol, a cidade onde terá nascido. Os seus murais hoje atingem valores (virtuais) de milhões de libras, mas ele diz que a sua "missão é levar a arte às ruas para destruir o mercado da arte".

A sua identidade continua, depois de mais de um quarto de século e de muitas cidades pintadas, por desvendar. O segredo, alma do negócio?

Dia seguinte: Valor da obra aumenta

A performance de Banksy, ou do alegado Banksy, a qual terá apanhado de surpresa tanto a leiloeira como o comprador, já teve consequência. No dia seguinte, sábado o valor da obra destruída tinha duplicado.

O artista tinha em 2007, a seguir à arrematação de um dos seus quadros na mesma leiloeira, Sothesby, publicado um comentário provocatoriamente semelhante: "Custa-me a acreditar que vocês palermas compram porcarias destas!"

As fotos: À esquerda, a trituradora de papel a ser colocada sob a tela na moldura dourada. Ao alto, parte do quadro ainda na sua integridade. Ao centro, a performance da autodestruição acionada por controlo remoto.

Fontes: site da Sotheby/Le Figaro/Reuters. Arquivo: Pintores apagam mural avaliado em 4 milhões de libras, 29 MARÇO 2017

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project