INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Reino Unido: Theresa May anuncia que sai dia 7 — Sob pressão maior da sua ala 24 Maio 2019

A primeira-ministra Theresa May acaba de anunciar na manhã desta sexta-feira, 24 que se mantém no cargo por apenas mais duas semanas. À governante pressionada no parlamento tanto pelos seus, os Tories, como pela oposição liderada por Corbyn, só restou definir a data da sua saída tantas vezes pedida e anunciada ’sine die’. Agora May teve mesmo de dizer o dia em que deixa a liderança do partido e do governo. O primeiro a bater com a porta, Boris Johnson, perfila-se como o mais provável sucessor.

Reino Unido: Theresa May anuncia que sai dia 7 — Sob pressão maior da sua ala

A primeira-ministra Theresa May conduziu a quase impossível negociação do Brexit —para o Reino Unido deixar de ser o 28º membro da EU –, por entre brechas que se foram abrindo no seio do próprio partdo conservador, os Tories.

Várias vezes ameaçada na sua liderança, foi sucessivamente ganhando tempo, com o ocasional balão de osigénio que Bruxelas lhe oferecia. Como o do mês passado quando, com alguma surpresa geral, Bruxelas acedeu a alargar o prazo do acordo do Brexit até 31 de outubro, por forma a evitar o ‘Brexit duro’ que muitos temem.

O alargamento até outubro daria a Theresa MAy tempo para conduzir o processo até ao fim, terão pensado os pares mais fortes da UE, como Merkel e o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, que favoreceram um prazo mais alargado para a resolução do impasse em que o Parlamento do Reino Unido lançou o processo de separação.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project