INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Reino do Bahrein: Primeiro-ministro desde 1970 morreu aos 84 anos —Sobrinho-neto é novo PM 12 Novembro 2020

Faleceu na quarta-feira, 11, o príncipe Khalifa bin Salman Al Khalifa, um dos mais longevos primeiros-ministros do mundo, que chefiava o governo do reino do Bahrein desde 1970, um ano antes da independência do antigo protectorado britânico.

Segundo a BNA, a agência noticiosa oficial do Bahrein, o óbito do governante — que há anos sofria de complicações cardíacas, para as quais desde 2015 procurou tratamento em clínicas desde a Arábia Saudita e outros países vizinhos, até à Alemanha, onde permaneceu três meses, desde novembro de 2019, e por fim Estados Unidos — foi registado na clínica Mayo dos Estados Unidos, onde Khalifa estava hospitalizado desde data não divulgada.

O príncipe Khalifa era o segundo homem do Bahrein. O país é desde 2002 chefiado pelo seu sobrinho Hamad bin Isa al-Khalifa. A dinastia Al Khalifa há mais de dois séculos, desde 1783, dirige o reino insular no Golfo da Arábia.

Sucessões

O pai, Sheikh Salman bin Hamad Al Khalifa, reinou entre 1942 e 1961. A sucessão recaiu sobre o primogénito Sheikh Isa bin Salman Al Khalifa e os dois irmãos acordaram oficiosamente na divisão de tarefas: o sultão Isa encarregou-se dos deveres cerimoniais e da diplomacia enquanto o príncipe Khalifa dirigia o governo e a economia.

A sucessão na chefia do governo recai sobre o príncipe Salman bin Hamad Al Khalifa, de 51 anos, herdeiro do trono. O soberano sultão Hamad bin Isa Al Khalifa, de 70 anos, nomeou-o primeiro-ministro, horas depois da notícia do falecimento do tio-avô Khalifa que ocupou o cargo durante 50 anos.

Estado petrolífero, o Reino do Bahrein soube canalizar os recursos para o desenvolvimento e a independência económica. Assim, para não ficar só dependente das reservas petrolíferas, fez da capital Manama um polo regional de serviços, turismo, finanças, com ligações estreitas ao vizinho reino da Arábia Saudita.

Fontes: The Associated Press/Al Arabiya. Fotos: A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, o rei Hamad, o novo primeiro-ministro do Bahrein e herdeiro do trono, o príncipe Salman bin Hamad Al Khalifa, de 51 anos, e o seu antecessor, Khalifa que ocupou o cargo desde 1970.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project