INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Reino saudita confessa assassinato de Khashoggi no consulado de Istambul 20 Outubro 2018

É um fraco ‘mea culpa’, mas veio, este sábado, 20, sob a forma de reconhecimento de que houve, sim, uma rixa no interior do consulado e que degenerou causando a morte do jornalista saudita dissidente.

Reino saudita confessa assassinato de Khashoggi  no consulado de Istambul

A repercussão mundial do “desaparecimento” de Jamal Khashoggi fez-se sentir desde a tarde de terça-feira, 2, quando a noiva dele deu o alerta. Ele entrara no início da tarde no serviço consular na capital económica turca e horas depois continuava sem sair. Os funiconários consulares mentiam, dizendo que ele saíra.

A confirmação da morte de Khashoggi foi dada em Riade às primeiras horas de sábado pela agência noticiosa saudita, SPA. «As discussões entre Jamal Khashoggi e os funcionários com quem se encontrou no consulado do reino em Istambul (…) resultaram numa briga, que causou a sua morte».
O procurador-geral do reino saudita pormenoriza que “as discussões entre Jamal Khashoggi e as pessoas que o receberam no consulado desembocaram numa briga, que com troca de murros que causaram a morte do cidadão Jamal Khashoggi … Que a sua alma descanse em paz».

O primeiro comunicado foi assim, lacónico. Ficavam as dúvidas sobre o local onde se encontrava o corpo do malogrado Khashoggi, tal como tinham afirmado as autoridades turcas após a investigação de mais de duas semanas.

O segundo comunicado oficial saudita veio, horas depois, ainda sábado. O departamento internacional do Ministério da Informação Saudita atribuiu aos “que tinham interrogado” o jornalista “a tentativa” de “esconder o que tinha acontecido”.

Fontes:Le Monde/Reuters. Relacionado: Salman, príncipe saudita ’renovador’ sob pressão dos EUA, UE, ONU no caso do jornalista Jamal Khashoggi ’desaparecido’ na embaixada em Istambul — Possível homicídio por agentes da Arábia Saudita, 11.10.018

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project