SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Reportagem/Boa Vista: Moradores das zonas Norte reclamam falta de água permanente e estradas em péssimas condições - Exigem aos poderes públicos e municipais que busquem soluções para os problemas 08 Agosto 2021

Os moradores das zonas Norte da Boa Vista — João Galego, Fundo das Figueiras - reclamam da falta de ligação de água potável na região e da carência de estradas de qualidade que permitem o acesso à localidade. Em entrevista exclusiva com o Asemanaonline, a porta-voz dos moradores afirma estarem cansados dos problemas que se arrastam à vários anos. Indignados com esta situação, lançam um SOS, pedindo ao Governo e à Câmara Municipal esforços no sentido de procurarem uma solução alternativa para essas adversidades.

Por: Luciana Cruz/Redação

Reportagem/Boa Vista: Moradores das zonas Norte reclamam falta de água permanente e estradas em péssimas condições - Exigem aos poderes públicos e municipais que busquem soluções para os problemas

À reportagem deste jornal, a porta-voz dos moradores e um dos membros da comissão “Defender os Interesses da Zona Norte" da ilha da Boa Vista disponibilizou-se para falar daquilo que lhes afligem e das dificuldades que têm estado a enfrentar. Karine Nascimento conta que os moradores das zonas Norte da ilha - João Galego e Fundo das Figueiras, vivem há vários anos sem água canalizada e têm estado a recorrer a chafariz para poderem obter água potável para o consumo. Algo que considera ser preocupante e muito cansativo, já que passam muito tempo na fila à espera. Dizem estarem cansados desta situação que vem se arrastando desde a independência de Cabo Verde, "já que nunca tiveram acesso à ligação de água canalizada em casa».

"Nunca tivemos água potável aqui na região Norte. A água de Fundo das Figueiras vem do subsolo, já na zona de João Galego as pessoas vão buscar água no chafariz municipal. Fazem o abastecimento da água, com autotanque diariamente, mas mesmo assim não é suficiente para todos. Os moradores têm estado muito tempo na fila à espera e a zona de João Galego é aquela que possui o maior número de indivíduos na região e ainda é aquela com maior problema de água", enfatizou.

Neste sentido, Karine Nascimento, em representação aos moradores da zona Norte, afirma estarem agastados com esta situação e sentem-se abandonados pelo Governo.

"Nós estamos cansados. Nós queremos água de qualidade, mesmo se for para pagar. Queremos água potável, água encanada como todas as pessoas. As autoridades abandonaram a zona Norte da ilha da Boa Vista. Nós também temos direitos porque nós pagamos os impostos da mesma forma que todas as pessoas pagam. Queremos água de qualidade e estradas com maior qualidade", reiterou.

Encravamento da zona bloqueia desenvolvimento local

Mas as preocupações dos moradores não param por aqui. Karine Nascimento revelou ainda que a falta de estradas de acesso à região é um outro problema que merece ser resolvido, já que, conforme afirmou a fonte, afeta o desenvolvimento da região que "contém muitas potencialidades".

"Instamos as autoridades a ser mais rápidos e a resolver de imediato esses problemas. Esta é uma zona encravada porque a falta de estrada impossibilita a vinda das pessoas para a região e com isso impossibilita o desenvolvimento. Nós temos grandes potencialidades na localidade, desde a pecuária, a agricultura, entre outras, que não foram desenvolvidas porque as pessoas não querem vir para aqui por conta da falta de estrada de qualidade. Nós queremos o desenvolvimento da zona Norte", expressou a fonte deste jornal.

Com o Lema: “46 anos esperando água e estradas", Karine Nascimento, em nome dos moradores, faz um apelo ao Governo no sentido de resolver estes problemas que se vêm se estendendo há vários anos.

“Nós não queremos mais promessas. Queremos o desenvolvimento da zona Norte. Já se passaram 46 anos desde a independência e ainda estamos à espera de algo melhor”, expressou a porta-voz dos moradores da zona norte da Boa Vista. Foto: Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project