AUTÁRQUICAS 2020

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Rescaldo das eleições autárquicas-I: Grande surpresa, fatos inéditos e vitórias históricas 28 Outubro 2020

Confirmados os resultados das últimas autárquicas do passado domingo, marcadas pela COVID-19 e que resultaram numas eleições atípicas - ocorreram sem os tradicionais comícios-festas – os resultados confirmaram algumas derrotas e vitórias surpreendentes e até inéditas. É certo que o MpD, como vincou e bem o seu líder, Ulisses Correia e Silva, continua a ser a maior força política autárquica do país, porém, esta diferença, inegavelmente fica agora reduzida a 14 contra oito câmaras do PAICV, que dá algum sinal de recuperação ao conquistar municípios importantes como os da Praia, São Filipe e Boa Vista.

Rescaldo das eleições autárquicas-I: Grande surpresa, fatos inéditos e vitórias históricas

A grande surpresa

O destaque vai para a “surpreendente” vitória de Francisco Carvalho na Capital do país, a fazer soar o alarme no seio da cúpula do MpD, ainda incrédula com a derrota do Edil cessante Óscar Santos. O próprio Ulisses Correia, muito timidamente já veio a público admitir que tal derrota do MpD terá ocorrido como resultado de “excesso de confiança”, a lembrar as eleições de 2008 em que Ulisses surpreendeu, na altura, o Filú, que teve comportamento idêntico. Além de mérito próprio, um dos factores que terá contribuído na vitória de Carvalho tem a ver com as denúncias sobre a suposta mega-burla na compra e venda de terrenos na Câmara da Praia, feitas pelo advogado Rui Araújo através da série de 19 artigos Praia Leaks publicados em primeira mão no Asemanaonline (ver rubrica opinião) e retomados por outros diários digitais.

Fatos inéditos

Para piorar as hostes ventoinhas, o PAICV ainda fez o pleno na região Santiago-Sul: venceu pela primeira vez na sua história as eleições nos municípios de São Domingos (Isaías Varela) e Ribeira Grande (Nélson Moreira). Ou seja, Santiago Sul ficou toda pintada de cor Amarela. São fatos inéditos na história recente do municipalismo cabo-verdiano.

Vitórias históricas

Vitórias históricas ainda do partido da Estrela Negra ocorrem nos municípios de Tarrafal de Santiago com vitoria do PAICV (José dos Reis eleito presidente), rompendo com cerca de três décadas da gestão da Câmara local pelo MpD. O mesmo aconteceu na Boa Vista (Cláudio Mendonça é novo Edil) e que certamente trazem mais confiança e moral às tropas da lider tambarina Janira Hopffer Almada. (Continua noutras edições).

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project