AUTÁRQUICAS 2020

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Rescaldo das eleições autárquicas-II: As figuras de destaque 28 Outubro 2020

Figuras de vários quadrantes políticos se destacaram nas últimas eleições autárquicas de 25 de Outubro, quer pelo papel que desempenharam no processo, quer pelos resultados finais que conseguiram obter no mesmo pleito eleitoral.

Rescaldo das eleições autárquicas-II:  As figuras de destaque


Janira Hopffer Almada
- Para além dos vencedores em cada um dois 22 municípios de Cabo Verde, a líder do maior partido da oposição está a ser referida junto da opinião pública nacional como a grande vencedora destas autárquicas, ela que tantas pressões e críticas sofreu nas mãos dos rivais externos e internos. Janira Hopffer Almada apostou numa nova geração de autarcas de capacidade técnica reconhecida. Mas muitos dos candidatos eram desconhecidos no plano político, em detrimento de outros nomes teoricamente mais sonantes a nível do sistema tambarina e da sociedade civil em geral.

A verdade é que tais apostas surtiram efeito e os resultados estão aí… O PAICV parece ter recuperado alguma confiança perdida e resta saber se, desta feita, ao contrário de quando ganhara as eleições internas, Janira saberá conservar e capitalizar ainda mais o ímpeto tão arduamente conquistado. A líder do PAICV parece consolidar-se, assim, a imagem de “mulher guerreira” e como a verdadeira alternativa à chefia do governo em 2021. Como se comenta nos bastidores, Janira está a transformar-se numa espécie de Margaret Thatcher (ex-Primeira-ministra do Reino Unido) ou de Angela Merkel, atual chanceler Alemã (chefe do Governo). Mas para os mais prudentes, o melhor é esperar para se ver, já que o país ainda não experimentou uma mulher na chefia do Governo da República.

Amândio Barbosa Vicente - De realçar ainda as conquistas do Partido Popular de Amândio Vicente, que conseguiu eleger três deputados municipais na Boa Vista, onde funcionará como força charneira entre o PAICV e MpD. Como afirmou o líder do PP, agora, estes eleitos, sob a liderança local do empresário italiano Sergio Corrá, funcionarão como um “player” importante naquela casa parlamentar. Uma recompensa pela estratégia do partido que vem-se afirmando como uma oposição corajosa, muitas vezes roubando os holofotes ao PAICV e à UCID. Na Praia, contribuiu, com as fortes denúncias de alegada fraude e corrupção na venda de terrenos e negócios com Praças, para a derrota do Edil cessante Óscar Santos.

Manuel Pina/Cidade Velha - Não participou nestas eleições, é certo, mas não é segredo o “desamor” existente entre o ex-autarca e o recém derrotado candidato do MpD na Ribeira Grande de Santiago, Domingos Semedo. Recentemente Pina afirmara na sua página de facebook ser ele o “maior ativo de sempre do MpD em RG”. Depois destas eleições quem duvidará? De facto “o tiro saiu pela culatra” ao MpD, por perder aquele município património da humanidade. Ou seja, de nada serviu o discurso de menosprezar o adversário político proferido pelo ministro Abraão Vicente, que chamou de os tubarões (Domingo Semedo) alegadamente candidato do povo, contra o «tchitcharrim» (Nelson Moreira) candidato do PAICV.

Nuías Silva – É uma outra figura de destaque nestas autárquicas de 25 de Outubro. Silva conseguiu recuperar o município de São Filipe, bastião do PAICV que se encontrava desde há 4 anos nas mãos do MPD. Protagonizou um forte movimento civil, que resistiu a uma grande investida do governo com a equipa derrotada do Edil Jorge Nogueira, que esbanjaram grandes recursos na mobilização de eleitores, tendo a CNE remetidos alguns casos para o Ministério Público. (Continua nas próximas edições)

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project