POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Ribeira Grande de Santiago: PAICV denuncia situação “gritante” por que passa a população 20 Mar�o 2018

O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) da Ribeira Grande de Santiago, denuncia aquilo que considera ser a situação “gritante” por que passa a população local. O seu primeiro-Secretário do Sector, Manuel Monteiro, aponta o dedo à Câmara daquele município e ao Governo Central, por considerar que são incapazes de dar respostas animadoras, de esperança e em tempo oportuno para debelar as dificuldades e problemas que afectam a vida dos munícipes.

Ribeira Grande de Santiago: PAICV denuncia situação “gritante” por que passa a população

“Ribeira Grande de Santiago, assim como a maior parte dos municípios do país, de vocação eminentemente agrícola, vive um período difícil, agravado pela seca e por um quotidiano marcado pela inércia gritante, tanto do Poder Local, como do poder Central, ambos incapazes de dar respostas animadoras, lógica, eivadas de esperança e em tempo oportuno, consoante a debelar os diversos constrangimentos que as populações enfrentam”, denuncia.

Para o PAICV, tanto o edil Manuel de Pina como o chefe do Governo Ulisses Correia não cumprem as suas mil promessas feitas durante as campanhas eleitorais e fingem-se de surdos-mudos, quanto à auscultação dos problemas das populações.

“O primeiro-ministro, Ulisses Correia E Silva, socorreu-se de uma resposta, a todos os títulos, surreal: Eu não tenho varinha mágica para resolver todos os problemas, de uma só vez e os empregos não caem do céu”, relembra.

Confrontado com a situação real dos munícipes, Manuel Monteiro afirma que o ambiente vivido pela população é de muito sofrimento e desesperança e os Ribeira-grandenses anseiam, como nunca, pela efectivação das inúmeras promessas feitas em tempos mais recuados, já que o prometido é devido.

“No mínimo, o que se espera é que medidas concretas, maturadas e viáveis para combater o desemprego e a pobreza, reabilitar as habitações dos mais carenciados, disponibilizar mais bolsas de estudo para os jovens, mobilizar mais água e canalizar significativos recursos para apoiar, de forma sustentada, a faina dos agricultores e pescadores sejam equacionadas e implementadas. Mormente, quando o Programa de Mitigação do mau Ano Agrícola vem-se revelando um autêntico fiasco e uma grande propaganda enganosa”, salienta, apontando que a ração animal distribuída é de péssima qualidade e que os vales-cheques não têm sido de nenhuma serventia para os criadores de gado, uma vez que, por cada saco de ração, o governo comparticipa, apenas, com 300 escudos e os criadores de gado têm que mobilizar a restante quantia necessária.

Outras inquietações deste partido da oposição dizem respeito à escassez de água para o consumo da população, dos animais e para a rega, e do “acentuado caos” registado no sector da Educação.

“Os problemas enfrentados são bastante sérios e começam pelo deficiente funcionamento do transporte escolar. Devido ao sistema de agrupamento das escolas, as crianças do 5° e 6° anos foram deslocadas, de zonas distantes, para a localidade de Salineiro, acarretando custos enormes para os pais e encarregados de educação, tendo implicação directa no aumento da taxa do abandono escolar”.

Diante disso, Monteiro adianta ainda que o Delegado da Educação no Concelho e seus colaboradores têm fomentado um clima de medo, ameaças, intimidações, chantagens e pressões no seio dos professores e funcionários, que do seu ponto de vista, contribuem para agravar o “status quo”, perante o silêncio cúmplice da Ministra e da Inspecção Geral que já estão a par destes “desmandos”.

Entretanto, o partido da oposição naquele expressa a sua total solidariedade para com a população de Ribeira Grande de Santiago, sem contudo, deixar de denunciar e lutar contra incumprimentos, desmandos e abusos de poder, por parte do actual poder instituído, em prol de mais justiça, dignidade e desenvolvimento da Cidade - Berço da cabo-verdianidade. Celso Lobo

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert
Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project