NOS KU NOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Riscos no uso de medicamentos: ERIS emite alerta de restrições sobre Lisados Bacterianos 27 Julho 2019

A Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) emitiu, esta sexta-feira, um alerta de segurança e restrições de utilização de Lisados Bacterianos .

Riscos no uso de medicamentos: ERIS emite alerta de restrições sobre Lisados Bacterianos

Os medicamentos contendo lisados bacterianos são, segundo explicou a ERIS à Inforpress, preparações feitas a partir de células bacterianas, dotados de antigenicidade capaz de induzir resposta imunitária e utilizados comummente como profiláticos em vários tipos de infecções, sobretudo as do trato respiratório.

Conforme disse a ERIS, na sequência de uma revisão de segurança iniciada para medicamentos contendo lisados bacterianos, o Comité de Avaliação do Risco em Farmacovigilância (PRAC) da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) concluiu que não existem dados robustos que demonstrem a eficácia destes medicamentos no tratamento de infecções respiratórias, nem na prevenção da pneumonia, pelo que não devem ser utilizados para estes propósitos.

Contudo, prosseguiu, apesar da limitação dos dados considerados nesta revisão, foi evidenciada alguma eficácia na prevenção de infecções recorrentes do trato respiratório.

Em Cabo Verde, disse a entidade reguladora que os medicamentos contendo lisados bacterianos constam da Lista Nacional de Medicamentos, pelo que é de se esperar a presença no mercado de medicamentos contendo esta substância.

Assim, a ERIS recomenda aos profissionais de Saúde que os medicamentos contendo lisados bacterianos não devem ser prescritos para o tratamento de infecções respiratórias nem para a profilaxia de pneumonia devido à falta de dados de eficácia.

As indicações terapêuticas destes medicamentos serão, conforme a ERIS, restringidas apenas para a profilaxia de infecções recorrentes do trato respiratório.

Segundo ainda a Inforpress, aos utentes, recomendou, os medicamentos contendo lisados bacterianos apenas devem ser utilizados para prevenir o aparecimento de infecções das vias aéreas respiratórias (excepto pneumonia) em doentes que apresentem estas infecções com frequência.

“Se está a tomar um medicamento com lisados bacterianos para o tratamento de uma infecção ou para a prevenção de pneumonia, contacte o seu médico para aconselhamento sobre alternativas terapêuticas”, recomendou.

A ERIS fez saber ainda que continuará a acompanhar e a divulgar toda a informação de segurança sobre este assunto, refere a mesma fonte.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project