O partido social-democrata populista Smer, conduzido pelo ex-chefe do governo pró-russo Robert Fico venceu as legislativas na Eslováquia.
Conforme a Euro News (EN), o partido populista social-democrata Smer, do antigo primeiro-ministro pró-russo Robert Fico, venceu as eleições legislativas antecipadas deste sábado na Eslováquia com 22,9% dos votos, de acordo com a contagem completa dos votos.
As primeiras estimativas, baseadas nas sondagens à boca da urna, apontavam inicialmente como provável vencedor o partido progressista pró-europeu PS, do vice-presidente do Parlamento Europeu Michal Šimečka, que acabou por obter apenas 17,1% dos votos, ficando em segundo lugar.
Em terceiro lugar ficou o partido social-democrata moderado "A Voz" (Hlas), do antigo primeiro-ministro Peter Pellegrini, um ex-aliado de Fico, com certa de 15% dos votos. Pellegrini será assim um provável parceiro de coligação, tal como os ultraconservadores do Partido Nacional da Eslováquia, que ficaram com o quarto lugar.
Este resultado promete uma inversão na política da Eslováquia com a Ucrânia. Até agora, o país tem fornecido ajuda militar e recebido refugiados vindos do país. Fico, que foi já primeiro-ministro entre 2006 e 2010 e entre 2012 e 2018, fez uma campanha baseada num discurso contra a ajuda à Ucrânia e contra as sanções à Rússia, conclui a fonte deste jornal.