NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Roberto Lage e Celso Frateschi Remontam apresentam “Diálogo Noturno com um Homem Vil” no Brasil 22 Mar�o 2018

Trinta anos depois da montagem original, Roberto Lage volta ao texto de Friederich Dürrenmatt, que retrata o diálogo entre um escritor perseguido pelo governo e seu carrasco, na noite em que este está encarregado de o executar. O espectáculo está em cena em São Paulo, até 22 de Abril.

Roberto Lage e Celso Frateschi Remontam apresentam “Diálogo Noturno com um Homem Vil” no Brasil

Agora com o actor Ailton Graça no papel do artista perseguido e Celso Frateschi como carrasco (na versão original era o condenado, trabalho pelo qual foi distinguido com o Prémio Shell), o espectáculo discute temas “como justiça, liberdade e o intrigante debate sobre a ’arte de morrer’, lê-se no site do Ágora Teatro, estrutura que assume a produção.

Colocando em confronto “um artista da vida” e “um burocrata da morte”, o texto de Dürrenmatt evita o maniqueísmo e as opções de encenação, figurinos, iluminação e banda sonora pretendem não se fixar em “nenhuma época muito determinada”, mas “potencializar a contundência poética” da obra do escritor suíço. “Reler o texto em momento tão diferente do nosso país – pode ler-se na nota de apresentação do espectáculo –, revela a potência do teatro de Dürrenmatt, capaz de iluminar aspectos do humano em épocas tão diferentes”.

Ainda assim, os responsáveis pelo espectáculo assumem que a (re)definição dos papéis tem um sentido específico: “ao definir o casting decidimos não aceitar o óbvio e optamos por Ailton Graça para interpretar o Escritor e Celso Frateschi para o papel do Carrasco. No racismo de nossa sociedade, nas nossas primeiras conversas com as pessoas sobre o projeto o contrário era tido como o ’natural’.”

“Diálogo Noturno com um Homem Vil” está em cena em São Paulo, no SESC Ipiranga, de sexta a domingo, até 22 de Abril, refere a imprensa brasileira.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project