REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Robot é capaz de prever onde crescem tumores fatais e a sua evolução 05 Setembro 2018

Uma equipa de cientistas britânicos desenvolveu uma nova ferramenta informática capaz de prever onde a doença fatal irá crescer e alastrar, que poderá ser utilizada de modo a aumentar a hipótese de sobrevivência dos pacientes.

Robot é capaz de prever onde crescem tumores fatais e a sua evolução

A nova tecnologia destaca padrões de mutação de ADN e usa essa informação para prever futuras alterações genéticas.

Os especialistas garantem que a nova técnica tem o potencial de prever se um tumor se tornará ou não agressivo, qual será a sua resposta aos tratamentos e quais as combinações de drogas que poderão funcionar.

Aquela máquina permitirá aos médicos uma intervenção precoce, ajudando-os a formular qual será o tipo de terapia mais eficiente para cada paciente, o que por sua vez aumentará exponencialmente a taxa de sobrevivência dos mesmos.

A nova técnica que foi apelidada pelos cientistas como Revolver (Repetição evolutiva do cancro), foi desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa para o Cancro de Londres (ICR) e pela Universidade de Edimburgo, na Escócia.

A médica e líder do estudo Andrea Sottoriva, disse à publicação The Telegraph: “Desenvolvemos uma ferramenta poderosa de inteligência artificial capaz de fazer previsões futuras acerca da evolução de tumores, baseada em padrões de mutação que até ao momento não eram detetados através de nenhum aparelho ou exame”.

“Através desta ferramenta esperamos aniquilar o grande trunfo do cancro, que se carateriza sobretudo pelo seu caráter imprevisível – ou seja, nunca sabemos com certeza o que irá acontecer a seguir e como o doente será afetado”. Fonte: NM

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project