DIÁSPORA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Roma-Itália: Associação Cabo-verdiana Tabanka Onlus condecora o italiano Paolo Caccetta com prémio Amílcar Cabral 06 Julho 2019

O prémio Amílcar Cabral 2019 vai ser entregue ao italiano Paolo Caccetta, este domingo, 07 de julho, em Firenze, pela Associação cabo-verdiana Tabanka Onlus. A iniciativa enquadra-se nos festejos do 44º aniversário da Independência de Cabo Verde.

Roma-Itália: Associação Cabo-verdiana Tabanka Onlus condecora o italiano Paolo Caccetta com prémio Amílcar Cabral

O prémio Amílcar Cabral vai, este ano, na sua 13.ª edição. Segundo o colaborador do Asemanonline em Itália, o escolhido para ser premiado é Paolo Caccetta, natural da Itália. Foi o primeiro presidente do Movimento Liberazione e Sviluppo (MOLISV) — movimento que apoiava toda a luta pela libertação em África, América Latina e servia como ponto de referência para grandes líderes africanos, como o caso de Nelson Mandela.

O ato está enquadrado dentro do programa das comemorações dos 44 anos da independência de Cabo Verde e é promovido pela Associação Cabo-verdiana em Firenze e Província.

Conforme uma das responsáveis da Associação Tabanka Onlus, Maria de Lourdes (ver a foto), esta condecoração é um reconhecimento da intervenção do Paolo Caccetta, enquanto dirigente associativo na defesa da liberdade das nações, como estados democráticos. Visa ainda «agradecer Paolo pela sua preciosa contribuição para uma imagem positiva de África no mundo». Esta distinção é para também reconhecer Paolo Caccetta como o pioneiro na promoção e afirmação da cultura da comunidade e o seu grande apoio na criação da primeira associação Cabo-verdiana em Itália.

É de salientar que a Associação Tabanka Onlus instituiu um prémio em nome de Amílcar Cabral, líder histórico de Cabo Verde, Guiné-Bissau e África, em geral.
O prémio é atribuído anualmente a uma ou mais personalidades, associações ou organismos que se distinguiram no estudo, na difusão, na promoção, em geral da Cultura Africana e da de Cabo Verde e da Guiné-Bissau em particular, cujo trabalho contribui para a aproximação entre as culturas e o triunfo da justiça, da paz e do desenvolvimento.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project