REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Rostos da extrema-direita da UE: Mário Machado detido por crimes de ódio em Portugal —Brigitte Bardot condenada "por insultos racistas" 09 Novembro 2021

A Polícia Judiciária de Portugal deteve Mário Machado esta terça-feira após buscas relacionadas com a difusão de crimes de ódio na Internet. A PJ encontrou uma arma de fogo ilegal na casa do militante da extrema-direita neonazi. O seu advogado está "confiante de que ainda hoje ou, o mais tardar, amanhã sairá em liberdade". O ex-condenado em relação com o homicídio de Alcindo Monteiro encontra-se encarcerado no estabelecimento prisional anexo à PJ, em Lisboa.

Rostos da extrema-direita da UE: Mário Machado detido por crimes de ódio  em Portugal —Brigitte Bardot condenada

Mário Machado, fundador da já extinta FN-Frente Nacional é conhecido pelo envolvimento em crimes de ódio, incluindo o que nos anos de 1990 vitimou o jovem luso-caboverdiano Alcindo Monteiro.

Foi detido em Santo António dos Cavaleiros, no concelho de Loures, cerca das 07:00 quando estava em casa, segundo o Diário de Notícias apurou na manhã desta terça-feira junto de fontes que acompanham a investigação da Polícia Judiciária.

Mário Machado partilha com a BB — estrela-maior do cinema francês dos anos de 1950 a 1970, e depois notável defensora dos direitos dos animais — a mesma ideologia da extrema-direita que a levou também a filiar-se na FN-Frente Nacional (que mudou a designação para RN, mas mantém-se na esfera lepenista).

Brigitte Bardot foi na quinta-feira 4, condenada pelo tribunal de Saint-Denis, Paris, a pagar vinte mil euros (mais de dois mil contos) por afirmar, em março de 2019, que os habitantes da ilha de Reunião, departamento francês no Índico, tinham "preservado os seus genes selvagens", pela forma como tratam os animais.

La Bardot viria a pedir desculpa pelos excesso de linguagem, garantiu que não é racista, mas "só uma defensora até ao extremo" dos direitos dos animais. O tribunal parisiense decidiu porém condená-la por crime de ódio racial manifesta em "insultos racistas".

Fontes: DN.pt/ France 24/BBC/Paris-Match/Le Monde... Fotos: Mário Machado. Brigitte Bardot. Partilham a mesma filiação ideológica na extrema-direita europeia.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project