ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Rui Semedo é eleito novo líder parlamentar do PAICV 23 Outubro 2018

O deputado Rui Semedo acaba de ser eleito, na manhã desta segunda-feira, como novo líder parlamentar da bancada do PAICV na Assembleia Nacional. Semedo derrotou assim o seu colega José Sanches, que conseguiu 13 votos.

Rui Semedo é eleito novo líder parlamentar do PAICV

Conforme fontes deste jornal, o processo da votação decorreu no ambiente normal. «Mesmo depois do anúncio dos resultados eleitorais, o clima era normal e sem crispação política entras as partes. Além de configurar a vitalidade do partido, este ato foi bom, porque mostrou que o PAICV é partido democrático e saiu mais reforçado», admitiu um dos envolvidos no processo, que contrairia assim os que admitem que a actual liderança ficou fragilizada com o grupo dos 13 que disputou a direcção da mesma bancada.

Rui Semedo encabeçou a lista-B que representou a actual linha oficial no poder. Com um mandato de dois anos e meio, venceu com mais de metade dos 29 deputados presentes – obteve um score de 55%, o que correspondente a 16 votos validamente expressos. Semedo vai ser coadjuvado nas suas funções por quadro vice-presidentes eleitos: Ana Paula Santos (Sal), João Baptista Pereira (Santiago Sul), Nuías Silva (Fogo) e Walter Évora (Boa Vista).

Em declarações à Rádio de Cabo Verde, Rui Semedo disse que, doravante, o importante é “reforçar a oposição à governação do MpD (Movimento para a Democracia”

“Para mim, a campanha terminou e, para mim, o mais importante é trabalhar com todos os deputados para termos uma oposição séria, responsável e credível que cumpra um papel importante não apenas para o PAICV, mas também para Cabo Verde, precisou Semedo, acrescentando que o país precisa de uma “oposição forte”, disse Semedo citado pela Inforpress.

Já a lista-A derrotada foi encabeçada por José Sanches, que está mais próximo da sensibilidade de Felisberto Vieira. Ele concorreu que igual número de vice-presidentes: Filomena Martins (S.Vicente), Odailson Bandeira (Santo Antão), Nilda Fernandes (Santiago Sul) e José Maria Fernandes da Veiga (Santiago Norte).

Nas sua primeira declaração pública, José Sanches considerou que enfrentou um “combate difícil”, já que, diz ele, a lista vencedora integra os três vice-presidentes do PAICV.“O combate era difícil porque era contra toda a direcção do partido”, afirmou Sanches à RCV, que felicita o vencedor Rui Semedo.

“Estamos todos de parabéns. O processo democrático foi bom e, doravante, temos que ir de encontro aos militantes do partido…porque o futuro é desafiante para o PAICV e para Cabo Verde”, indicou o deputado vencido.

Com esses resultados, está assim assegurada a renovação na continuidade da liderança da bancada do PAICV, que antes vinha sendo acumulada com a do partido por Janira Hopffer Almada. Esta passa agora a ocupar exclusivamente ao trabalho de terreno como líder da maior força na oposição, com olhos postos nas eleições autárquicas de 2020 e legislativas e presidenciais de 2021.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project