MUNDO INSÓLITO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Rusesabagina: Ontem herói ruandês, hoje condenado a 25 anos por terrorismo após ser extraditado do Dubai para Kigali 21 Setembro 2021

Esta segunda-feira, 20, o tribunal de Kigali condenou a 25 anos de prisão por terrorismo Paul Rusesabagina, 67, que usou a fama internacional para dar visibilidade a denúncias contra o presidente Paul Kagame. O empresário — "um herói que salvou 1.268 pessoas, Tutsis e Hutus", na guerra civil de 1994 — está detido desde agosto de 2020 acusado de 13 crimes, entre os quais o de "fundar e pertencer a um grupo armado" e o de "promover terrorismo com fins políticos".

Rusesabagina: Ontem herói ruandês, hoje condenado a 25 anos por terrorismo após ser extraditado do Dubai para Kigali

O ruando-belga Paul Rusesabagina — condenado hoje (2ªfª, 20) tinha admitido em tribunal que formou o grupo mas não participou em crimes. "Formámos a FLN-Frente Nacional de Libertação como uma ala armada, não como um grupo terrorista, como a acusação continua a afirmar. Não nego que a FLN tenha cometido crimes, mas o meu papel foi a diplomacia", segundo o diário britânico The Daily Telegraph.

Carine Kanimba, a filha de Paul Rusesabagina (fotos) tem sido a mais ativa porta-voz do pai preso após ter sido extraditado do Dubai para Kigali em agosto de 2020.

Há dois meses, Carine vocalizou a sua indignação por — segundo os onlines The Guardian, inglês, e Süddeutsche Zeitung, alemão — estar alegadamente entre os alvos de espionagem com o Pegasus, sistema israelita de ’informação’ associado a países com democracias imperfeitas como o Ruanda, Emirados (NSO/Pegasus: "Macron não é alvo de espionagem", diz em Paris ministro da Defesa de Israel, 30.jul.021).

Fontes: BBC/Le Monde. Fotos. A família Rusesabagina obteve asilo na Bélgica em 1996 e hoje residem nos Estados Unidos. O filme Hotel Ruanda de 2004 teve três nomeações aos Óscares.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project