AMBIENTE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Rússia: 9 morrem a subir vulcão de 4.750 mt, 3 sobreviventes 07 Setembro 2022

O ser humano a desafiar a Natureza, com risco da própria vida, faz parte do DNA, como prova a mais recente tentativa por um grupo de subir o Klyuchevskaya Sopka, um dos mais altos vulcões ativos do planeta. Esta malograda aventura do turismo russo nos confins da Eurásia contrasta com o sucesso do turismo islandês com o seu programa de observação de vulcões.

Rússia: 9 morrem a subir vulcão de 4.750 mt, 3 sobreviventes

O ministro russo das Proteção Civil de Emergência anunciou que os três sobreviventes tinham na manhã de hoje (3ªfª) chegado de helicóptero à vila mais próxima, Klyuchi, no distrito de Ust-Kamchatka.

O grupo inicial de doze era formado por dez turistas russos e dois guias. Sairam na sua expedição há uma semana, 30 de agosto, procurando bater um novo recorde na ascensão ao ponto mais elevado do vulcão cuja erupção é contínua desde o primeiro registo em 1695.

Ao chegar aos 3300 metros do Klyuchevskaya Sopka, o grupo parou para descansar. No sábado enquanto três decidiram não avançar mais e começaram a descer, os demais prosseguiram.

Os três sobreviventes conseguiram assim escapar à brusca queda dos termómetros para menos 14 ºC e alertaram os serviços de socorro ao chegarem a um abrigo utilizado por vulcanologistas.

A temperatura extrema, com ventos glaciais à velocidade de 30 metros por segundo, impediu no sábado a chegada de duas missões de salvamento, que tiveram de regressar. No domingo, foi o nevoeiro cerrado que impediu a visibilidade do helicóptero de socorro.

Pelo menos cinco, dos nove que prosseguiram a ascensão, morreram no sábado à noite aos 4158 metros de altitude e os outros no domingo de manhã.

O resgate dos corpos está a cargo de uma equipa de salvamento que, como explicaram ao jornal nacional Izvestiya, têm de esperar uma descida da temperatura para poder trabalhar.

Fontes: RIA Novosti/AP/Reuters. Relacionado: Erupção vulcânica atrai 23 mil turistas na Islândia, 01.ago.022. Fotos (Reuters): A lava a eruptir do alto dos 4750 metros do vulcão é um espectáculo fascinante e ...fatal por vezes.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project