REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Rússia: Dezenas de vítimas, 8 crianças e 1 professora morrem em ataque a liceu — Detido atirador de 19 anos 12 Maio 2021

Oito alunos do 8º ano e uma professora contam-se entre as vítimas mortais identificadas, segundo as fontes oficiais. Entre os feridos do tiroteio, iniciado às 9H20 desta terça-feira, numa escola secundária em Kazan, a 820 quilómetros da capital russa, contam-se pelo menos doze alunos e quatro adultos. Detido atirador de 19 anos.

Rússia: Dezenas de vítimas, 8 crianças e 1 professora morrem em ataque  a liceu — Detido atirador de 19 anos

Ignora-se ainda o número exato de vítimas, segundo Rustam Minnikhanov, governador da Tartária, a província onde ocorreu o tiroteio. Também a motivação do atentado ainda é desconhecida.

Os relatos dos media ora referem nove ora onze vítimas mortais na escola nº 175 de Kazan frequentada por mais de setecentos alunos e que conta com 52 professores e 20 outros funcionários.

A TASS, a agência noticiosa russa cita fontes oficiais segundo as quais o alerta foi dado cinco minutos depois do início do tiroteio às 9H20.

Segundo referiram inicialmente as agências oficiais russas RIA, Novosti e TASS, haveria dois atiradores. Mas o governador Minnikhanov, que se deslocou à escola, disse à imprensa que "o terrorista foi detido, tem 19 anos e registo de arma de fogo".

"Não foram identificados outros cúmplices, o atirador terá agido sozinho. Mas a investigação irá esclarecer melhor", segundo o governador da província da Tartária.

O presidente Vladimir Putin, segundo as fontes, dirigiu condolências às famílias das vítimas e solicitou ao chefe da Guarda Nacional da Rússia que se pronuncie sobre a necessidade de mudar a legislação.

"O facto é que alguns tipos de armas de assalto estão registados como armas de caça", segundo reporta a RIA.

Raro na Rússia e frequente nos EUA

Este é o primeiro incidente que envolve uma escola na Rússia em quase três anos, depois do tiroteio de 2018 com dezanove vítimas mortais.

Nos Estados Unidos, só no primeiro trimestre deste anos ocorreram trinta tiroteios em escolas com dezenas de vítimas mortais, além de feridos. 2019 foi o pior ano dos últimos trinta anos, com 118 tiroteios.

Fontes: TASS/CNBC/

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project