INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Rússia-EUA: Ex-marine dos EUA condenado a 16 anos de prisão por espionagem na Rússia espera intervenção de Trump 17 Junho 2020

Detido desde 28 de dezembro de 2018, seis dias depois de desembarcar em Moscovo, o ex-marine Paul Whelan viu confirmada esta segunda-feira a condenação a dezasseis anos de prisão em regime de trabalhos forçados. O americano hoje com 50 anos continua a clamar inocência, afirma ter sido alvo de uma armadilha movida por um dos seus conhecidos, que lhe entregou uma pen USB "com fotografias de ambos durante uma anterior estadia na Rússia".

Rússia-EUA: Ex-marine dos EUA condenado a 16 anos de prisão por espionagem na Rússia espera intervenção de Trump

O caso, que tem provocado tensão nas relações entre os dois países, continua sem solução. Whelan pediu a intervenção do presidente dos EUA e dos primeiros-ministros do Canadá e Irlanda, países de que é também nacional.

O embaixador dos EUA em Moscovo, John J. Sullivan, que esteve no tribunal, exigiu a libertação imediata de Whelan, considerando que a sua condenação nada tem a ver com justiça. "O seu julgamento secreto no qual nenhuma prova foi produzida é uma violação flagrante dos direitos humanos e das normas legais internacionais", indicou via Twitter.

Detido em 2018 "quando cometeu um ato de espionagem", segundo o FSB, os serviços de segurança russos, Whelan estava em prisão preventiva desde então.

Expulso dos Marines por furto

Em 2008, completados 14 anos ao serviço, Paul Whelan, então com 38 anos "foi expulso dos U.S. Marine Corps por má conduta, acusado de furto".

O irmão gémeo, David, em entrevista à CBS News ontem (2ªfª, 14) disse que Paul esteve várias vezes na Rússia e sabia como evitar sarilhos". Daí estar convicto de que o irmão está inocente.

"Ele tem uma experiência de vida marcada pelo respeito à lei. Ele serviu nos Marines, esteve no Iraque. Ele trabalha em segurança numa empresa. é uma personalidade que não viola a lei de nenhuma maneira. Muito menos as leis da espionagem".

Fontes: CBS/LA Times. Foto da Wikipedia.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project