INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Rússia: Putin faz cair Medvedev contra nova Constituição com mais poder ao presidente — Novo primeiro-ministro eleito pela Duma "obediente" 17 Janeiro 2020

O alto funcionário Mikhail Mishustin tomou posse na quinta-feira, 16, horas depois da demissão do governo liderado por Medvedev, que discordou da revisão da Constituição no sentido de reforçar o poder do presidente Vladimir Putin, que há vinte anos é o "czar" - ora presidente, ora primeiro-ministro e de novo presidente.

Rússia: Putin faz cair Medvedev contra nova Constituição com mais poder ao presidente — Novo primeiro-ministro eleito pela Duma

Mikhail Mishustin, de 53 anos, foi eleito primeiro-ministro com a aprovação de 383 deputados e a abstenção de 44. A maioria assim obtida, sem nenhuma voz discordante da Duma, o parlamento da Federação Russa, demonstra que Putin mantém o poder.

Até ao noticiário da noite de quarta-feira, quando aparece como o sucessor de Medvedev, o primeiro-ministro Mikhail Mishustin era um "ilustre desconhecido" para a quase totalidade dos 200 milhões de cidadãos russos, destacam os media de referência.

Engenheiro de formação, especialista fiscal, defensor da tecnologia "aplicada à defesa da segurança nacional", o primeiro-ministro Mishustin, prevê-se, vai apoiar a revisão da Constituição que visa reforçar o poder do presidente Vladimir Putin, cujo mandato expira em 2024.

Fontes: AFP/RT.ru/SIC.pt/Le Monde/BBC

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project