INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Rússia-Ucrânia: ’Ocidente’ em Munique em ação concertada ameaça: "Custo de invasão será sem precedentes" e Nato avisa Putin para "recuar antes que seja tarde" 19 Fevereiro 2022

A vice-presidente dos Estados Unidos ameaçou hoje a Rússia que se ocorrer uma invasão da Ucrânia haverá um reforço das forças da NATO e sanções económicas "pesadas e imediatas". Também o primeiro-ministro britânico ameaçou que a praça financeira de Londres estará fechada para a Rússia. O secretário-geral da NATO porém afirma que "Ainda não é tarde para a Rússia recuar".

Rússia-Ucrânia: ’Ocidente’ em Munique em ação concertada ameaça:

"Não nos limitaremos a medidas económicas", que irão sancionar "indivíduos, instituições financeiras e indústrias chave" do país de Putin."Iremos ainda dar mais reforços aos nossos aliados da NATO no flanco oriental", disse Kamala Harris no seu discurso de sábado na MSC-Conferência de Segurança de Munique, na Alemanha.

Washington — que refere "mais de 190.000 soldados russos na fronteira" com o país vizinho — afirma a sua convicção de que a Rússia está na iminência de invadir a Ucrânia, dados os combates na linha da frente entre as forças ucranianas e os separatistas pró-russos no leste da Ucrânia. Este sábado, noticia-se a morte de um soldado ucraniano.

O Kremlin porém nega qualquer intenção de atacar a vizinha Ucrânia e afirma que só está a reclamar garantias para a segurança da Rússia, como a retirada das forças da aliança atlântica da Europa de leste, o que o Ocidente se recusa a aceitar.

O chanceler alemão, Olaf Scholz — que apodou de "ridículas" as acusações do presidente Putin sobre um alegado genocídio dos civis nos territórios ucranianos pró-russos pelas forças ucranianas —, repetiu que "ninguém quer" ver uma escalada da tensão ao ponto de "forçar a resposta a uma invasão russa" da Ucrânia e que "nada justifica" o destacamento de "mais de 100.000 soldados russos na fronteira" com a Ucrânia.

Fontes: DW.de/SkyNews/...

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project